segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Oscar 2009 - Comentários Sobre a Premiação

Matarei três coelhos com uma cajadada só aqui neste post: publicarei a lista com os vencedores (‘negritados’) e indicados de cada categoria, contabilizarei meus acertos e erros com relação às previsões que realizei, e comentarei as injustiças cometidas (bem como os acertos, é lógico) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Vamos lá?


Melhor Filme:
Quem Quer Ser um Milionário?
O Curioso Caso de Benjamin Button
Frost/Nixon
Milk - A Voz da Igualdade
O Leitor
1º acerto meu.

Comentários: há tempos eu dizia que a vitória deste filme seria uma das vitórias mais previsíveis da história do Oscar. “Quem Quer Ser um Milionário?” estava faturando todos os principais prêmios do ano e muito dificilmente deixaria de vencer o Oscar. Francamente, considero o longa filmado na Índia um tanto o quanto superestimado e, nem em meus sonhos mais bizarros, imaginaria ele vencendo oito estatuetas. Mas há o lado bom nisso tudo: a quebra de preconceitos da Academia. Quem, há dez anos atrás, iria imaginar a entidade dando total importância a uma produção rodada em um país completamente subdesenvolvido, rodeado pela pobreza? Quem, há dez anos atrás, iria imaginar que um filme com um elenco completamente desconhecido venceria tantos prêmios? Injusto ou não, merecido ou não, previsível ou não, ao menos a vitória de “... Milionário?” teve a sua importância no que diz respeito à quebra de paradigmas.

Melhor Ator:

Sean Penn - Milk - A Voz da Igualdade
Richard Jenkins - The Visitor
Frank Langella - Frost/Nixon
Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke - O Lutador

1° erro meu.

Comentários: a Academia vem sendo cada vez menos preconceituosa (a ponto de dar o prêmio a um ator que interpreta um homossexual), mas cada vez menos tolerante também. Rourke realizou um trabalho irretocável aqui e incorporou um ex-lutador famoso de maneira impecável, mas ainda assim os votantes não esqueceram da seguinte frase: “___ Seu passado o condena, Rourke!”. Sempre tido como canastrão, o ator ainda não conquistou os votantes a ponto de merecer um prêmio, segundo os membros da Academia. Torcia para ele, senão, para Frank Langella que encarnou Richard Nixon com uma perfeição e naturalidade fora do comum, mas enfim, deu Sean Penn. Injusto? Não, gostei muitíssimo de Sean Penn em “Milk – A Voz da Igualdade”, mas não julgo o trabalho dele digno de tanto merecimento. Não por ele, que repito: fez um ótimo trabalho encarnando Harvey Milk, mas por Rourke e Langella que, de fato, estavam melhor. Pitt e Jenkins também “mandaram” muito bem, mas ficaram longe de merecer faturar este importante prêmio.

Melhor Atriz:

Kate Winslet - O Leitor
Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Angelina Jolie - A Troca
Melissa Leo - Rio Congelado
Meryl Streep - Dúvida

2° acerto meu.

Comentários: a vitória de Kate Winslet foi mais política do que merecimento. Há muito tempo que a celebridade merecia faturar um prêmio e na ansiedade de livrar-se de uma vez por todas de comentários da natureza de: “___ Por que Winslet nunca venceu um Oscar?”, os membros da Academia logo deram o prêmio à eterna Rose do superestimado “Titanic” e livraram-se deste fardo. Winslet fez uma grande atuação em “O Leitor”, não se tenha dúvidas, mas francamente, creio que não conseguiu bater Meryl Streep, Angelina Jolie (tava gostosona no Oscar, hein?) e, principalmente, Anne Hathaway. De uma forma ou de outra, não creio que a sua vitória fora necessariamente injusta, só acredito que o prêmio estaria melhor nas mãos de outras concorrentes. Melissa Leo fez um bom trabalho no ótimo “Rio Congelado”, mas estava longe de merecer esta indicação.

Melhor Ator Coadjuvante:

Heath Ledger - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Josh Brolin - Milk - A Voz da Igualdade
Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman – Dúvida
Michael Shannon - Foi Apenas Um Sonho

3° acerto meu.

Se alguém duvidasse que Ledger venceria este prêmio, desculpe-me a sinceridade, mas deve parar de “brincar de adivinhar” o Oscar. Barbada, só isso. Mereceu? É claro que sim, foi um Oscar póstumo mais do que merecido, pois o trabalho dele é a segunda maior qualidade de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. A primeira? O personagem de Ledger, é claro. Enfim, não há muito o que comentar, em uma categoria onde o trabalho de todos os indicados foi, no mínimo, muito bom, Ledger se destacou por ser o único a conseguir “roubar” o filme todo para si mesmo.

Melhor Atriz Coadjuvante:

Penelope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Amy Adams - Dúvida
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button
Marisa Tomei - O Lutador

4° acerto meu.

Comentários: a Academia não iria resistir à tentação de dar, ao menos, um Oscar a “Vicky Cristina Barcelona” (que deveria ter concorrido a Melhor Filme também). Muito menos iria resistir à tentação de dar, ao menos, um Oscar a Penélope Cruz e livrar-se de uma vez por todas dos mesmíssimos comentários que as pessoas faziam acerca de Kate Winslet: “___ Por que Cruz nunca venceu um Oscar?”. Sem contar, é claro, na oportunidade de ver o casal de “Vicky Cristina Barcelona” (Javier Barden e Penélope Cruz) juntos no palco. Um Oscar bastante previsível, quase tão certo quanto a vitória de Ledger. Cruz mereceu? Confesso que preferi o trabalho de Viola Davis em “Dúvida”, mas ainda assim não diria que a sua vitória foi necessariamente injusta. As demais atrizes também encarnaram muito bem os seus respectivos papéis.

Melhor Diretor:

Danny Boyle - Quem Quer ser um Milionário?
David Fincher - O Curioso Caso de Benjamin Button
Ron Howard - Frost/Nixon
Gus Van Sant - Milk - A Voz da Igualdade
Stephen Daldry - O Leitor

5° acerto meu.

Comentários: juro que considero “Quem Quer Ser um Milionário?” um filme apenas “na média”, mas se tem algo que me atraiu bastante nesta superestimada produção foi a direção de Danny Boyle. Revolucionária, certeira, inovadora, criativa. Com todos estes adjetivos, somados ao fato de eu a ter considerado a melhor direção de 2008, será que resta alguma dúvida de que considerei a premiação justíssima? Gostei muito das outras atuações, mas não indicaria Howard e Daldry. Van Sant talvez eu indicasse e Fincher certamente marcaria presença aqui.

Melhor Roteiro Original:

Dustin Lance Black - Milk - A Voz da Igualdade
Courtney Hunt - Rio Congelado
Mike Leigh - Simplesmente Feliz
Martin McDonagh - Na Mira do Chefe
Andrew Stanton - WALL•E

6° acerto meu.

Comentários: “Na Mira do Chefe” ganhou o Bafta? Sim, ganhou. Ganhou outros prêmios importantíssimos? Sim, ganhou. Mas o que é isso tudo perante ao fato de “Milk – A Voz da Igualdade” ter sido indicado a Melhor Filme e “Na Mira do Chefe” não? Apesar de não ser tão previsível quanto outras categorias, a vitória de “Milk...” era mais provável que a vitória de seus demais concorrentes. Foi justa? Sob hipótese alguma. Oras, onde já se viu um roteiro que conta com uma narrativa tão ‘manjada’ e episódica vencer este prêmio? Francamente, julgo o roteiro de “Milk...” o segundo mais fraco dentre os indicados, “perdendo” apenas para “Simplesmente Feliz”, que é péssimo e repugnante. Quanto aos demais, acredito que somente “Wall-E” e “Rio Congelado” (e podem xingar a vontade que eu, com toda a falta de democracia que me é inerente, excluo o comentário, ou então faço outro xingando de volta com palavras muito mais pesadas, assim como fiz com o imbecil que se atreveu a discordar de mim em "Homem de Ferro") tenham merecido a indicação.

Melhor Roteiro Adaptado:

Quem Quer ser um Milionário?, Simon Beaufoy
O Curioso Caso de Benjamin Button, Eric Roth e Robin Swicord
Dúvida, John Patrick Shanley
Frost/Nixon, Peter Morgan
O Leitor, David Hare

7° acerto meu.

Comentários: creio que raramente um vencedor de Melhor Filme perderia o prêmio de Melhor Roteiro, seja Original ou Adaptado. A vitória de “Quem Quer Ser um Milionário?” nessa categoria era mais do que óbvia. Mereceu? Não. Tanto “Dúvida”, quanto “Frost/Nixon”, quanto, principalmente, “O Leitor” eram bem melhores neste quesito. E “... Benjamin Button”? Já disse mil vezes e torno a repetir, o filme roteirizado por Eric Roth e Robin Swicord é fortíssimo do ponto de vista visual, mas se tem algo que o atrapalha completamente, é o seu fraco roteiro. Não merecia nem ao menos estar concorrendo aqui.

Melhor Filme Estrangeiro:

Departures
Der Baader Meinhof Komplex
The Class
Revanche
Waltz with Bashir

2° erro meu.

Comentários: Oscar também é política (e refiro-me à política no contexto global da palavra), logo, era quase certo que a guerra no Oriente Médio iria atrapalhar o filme israelense, e eu “dormi” no ponto ao não deduzir isso. De toda a forma, um filme que estava ganhando bastante respeito nesta categoria era “The Class”, e sabe-se lá o porquê a Academia optou pelo filme japonês, cujo simples fato de ser indicado já pareceu ser um zebra das grandes. Um prêmio estranho, a única grande surpresa da noite. Foi justo? Admito humildemente que não assisti a nenhum dos indicados, logo, mantenho-me calado aqui.

Melhor Animação:

WALL•E
Bolt - Supercão
Kung Fu Panda

8° acerto meu.

Comentários: “Bolt – Supercão” foi o último filme a que assisti antes da cerimônia e me apaixonei pelo mesmo. Adorei a saga do cãozinho, apesar de suas visíveis falhas. “Kung Fu Panda” assisti pela primeira vez em julho do ano passado, se não me falha a memória, e confesso não ter gostado muito do filme. “Wall-E”, por sua vez, além de contar com um personagem carismático e com uma beleza gráfica incomparável, nos traz uma estória bastante crítica no que diz respeito ao excesso de consumismo do ser humano neste mundo capitalista. Soma-se tudo isto ao apego que a Academia tem pela Pixar, agora Disney-Pixar, e aos outros Oscar a que “Wall-E” foi indicado, incluindo o importantíssimo prêmio de Melhor Roteiro Original, e pronto, não há Annie Awards que mude a cabeça dos votantes.

Melhor Fotografia:

Quem Quer Ser um Milionário?, Anthony Dod Mantle
A Troca, Tom Stern
O Curioso Caso de Benjamin Button, Claudio Miranda
Batman - O Cavaleiro das Trevas, Wally Pfister
O Leitor, Chris Menges e Roger Deakins

9° acerto meu.

Comentários: a Fotografia de “Quem Quer Ser um Milionário?” era, sem dúvidas, a mais ousada e revolucionária de todas (aliás, por que conferir uma parte técnica tão revolucionária a um filme tão convencional em sua parte artística?), o que não quer dizer que fosse, realmente, a melhor. Mencionei em meu texto sobre “... Benjamin Button” que a fotografia de Cláudio Mirando era uma das mais “limpas” que eu já havia visto desde “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, logo, torci bastante para que ela vencesse. Dentre os demais indicados, todos mereceram a indicação, apesar de “O Leitor” ter utilizado a sua fotografia para dar ênfase demais às cenas de sexo do filme.
Melhor Direção de Arte:

O Curioso Caso de Benjamin Button
A Troca
Batman - O Cavaleiro das Trevas
A Duquesa
Foi Apenas um Sonho

10° acerto meu.

Comentários: uma coisa era certa: se os membros cedessem Melhor Fotografia à “... Milionário” atribuiriam Melhor Direção de Arte ao seu maior concorrente. Por que? Porque além de o filme estrelado por Brad Pitt ser de uma beleza visual fantástica, e isso inclui até mesmo os cenários do longa, duvido muito que a Academia gostaria de vê-lo sair de mãos abanando da cerimônia, principalmente após ter deixado claro que adorou a parte visual do filme. Prêmio merecido? Sem dúvidas, afinal de contas, é muito difícil recriar várias décadas em um único filme.

Melhor Figurino:

A Duquesa
Austrália
O Curioso Caso de Benjamin Button
Milk - A Voz da Igualdade
Foi Apenas um Sonho
11° acerto meu.

Comentários: queria muito ter o assistido antes da cerimônia e por pouco não fiz. Uma pena, sabia que iria vencer esta categoria e gostaria de poder comentar se merecia ou não. Particularmente, torcia para “... Benjamin Button” pelos mesmos motivos que torci em Melhor Direção de Arte, mas não há como negar que a Academia tende, cada vez mais, tende a conferir este prêmio a épicos sobre romances fúteis, como é o caso de “A Duquesa” neste ano e foi o caso de “Elizabeth – A Era de Ouro” no ano passado.

Melhor Documentário:

Man on Wire
The Betrayal (Nerakhoon)
Encounters at the End of the World
The Garden
Trouble the Water

12° acerto meu.

Comentários: o filme ingles era uma barbada ainda maior do que a vitória de “Quem Quer Ser um Milionário?” em Melhor Filme. “Man on Wire” vinha vencendo os principais prêmios que precediam o Oscar, logo, era de se esperar que saísse com a estatueta na mão. Merecido? Não sei, não assisti a nenhum documentário.

Melhor Documentário em Curta-Metragem:

Smile Pinki
The Final Inch
The Conscience of Nhem En
The Witness - From the Balcony of Room 306

3° erro meu.

Comentários: se “Departures” foi a grande surpresa da noite, este “Smile Pinki” foi a pequena surpresa da mesma. Tomando por base os boatos que tinha ouvido até então, decidi apostar em “The Conscience of Nhem En”, com uma grande impressão de que “The Witness – From the Balcony of Room 306” poderia vencer também. No entanto, nem um, nem outro, a Academia surpreendeu (algo que fez muito pouco durante a noite de ontem) e conferiu a estatueta ao desconhecidíssimo “Smile Pinki”. Não assisti a nenhum dos indicados.

Melhor Montagem:

Quem Quer Ser um Milionário?
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Frost/Nixon
Milk - A Voz da Igualdade

13° acerto meu.

Comentários: é realmente a Melhor Montagem e a Academia tem dado, cada vez mais, preferências a filmes que contem com Edição que os tornem dinâmicos e ágeis. Isso aconteceu com “O Ultimato Bourne” no ano passado e não poderia ser diferente com “... Milionário?”. Prêmio mais do que merecido. Dos demais candidatos, não indicaria “Milk...” cuja edição é pavorosa, e nem “Frost/Nixon” que fez um bom trabalho nesta categoria e só.

Melhor Maquiagem:

O Curioso Caso de Benjamin Button, Greg Cannom
Batman - O Cavaleiro das Trevas, John Caglione, Jr. e Conor O’Sullivan
Hellboy II - O Exército Dourado, Mike Elizalde e Thom Floutz
14° acerto meu.

Comentários: é raro vermos a Academia esnobar um filme nesta categoria quando a mesma se torna inerente à sua estória. Imaginou como seria “... Benjamin Button” sem transformar Pitt, um sujeito de meia-idade, em uma uva-passa e ir rejuvenescendo-o cada vez mais, até transforma-lo em um garoto de seus quinze anos? Certamente os votantes levaram isso em conta e conferiram ao filme o merecido prêmio. Quanto aos demais, mereceram a indicação, mas estão longe de chegar aos pés de “... Benjamin Button” nesta categoria.

Melhor Trilha Sonora:

Quem Quer Ser um Milionário?
O Curioso Caso de Benjamin Button
Um Ato de Liberdade
Milk - A Voz da Igualdade
WALL-E

15° acerto meu.

Comentários: é uma trilha-sonora exótica, bem diferente das demais, e isso chamou a atenção da Academia, que parece estar querendo inovar ultimamente (o problema é que está inovando erroneamente, mas ainda assim, não há como negar que está, de fato, inovando). Particularmente, não achei a trilha sonora de “... Milionário?” lá muito excepcional, mas também não a achei tão manipuladora quanto às trilhas de “... Benjamin Button” e “Milk...” (que são belas sim, mas maniqueístas ao extremo). Torci para “Wall-E” que era bem superior às demais (e cadê “Batman – O Cavaleiro das Trevas” nesta categoria? Cadê “O Lutador”?). Não assisti a “Um Ato de Liberdade”, devo faze-lo amanhã, ou depois.

Melhores Efeitos Visuais:

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro

16° acerto meu.

Comentários: assim como a Maquiagem de “... Benjamin Button” é inerente ao desenvolvimento da trama, os Efeitos Visuais do filme também o são, e a Academia adora isso. Logo, vitória merecida para o filme de Eric Roth que não utiliza os Efeitos Visuais para preencher buracos no roteiro, mas sim para tornar a narrativa mais real (se é que há algo de real naquilo).

Melhor Canção Original:

“Jai Ho”, Quem Quer Ser um Milionário?
“Down to Earth”, WALL-E
“O Saya”, Quem Quer Ser um Milionário?

4° erro meu.

Comentários: errei de teimoso, merecia apanhar na bunda. Sabia que “Jai Ho” tinha mais chances, mas ainda assim quis acreditar em “Down to Earth”. Os motivos da vitória de “... Milionário?” em Canção Original são os mesmos motivos do mesmo filme em Trilha Sonora: a Academia está buscando o novo e o exótico. Mereceu? Não, em contrapartida à cativante canção de “Wall-E”, “Jai Ho” é um monte de batuques insuportáveis de serem ouvido. E mais uma vez eu pergunto: cadê “O Lutador” nessa categoria?

Melhor Curta de Animação:

La Maison en Petits Cubes
Lavatory - Lovestory
Oktapodi
Presto
This Way Up

5° erro meu.

Comentários: outro erro que cometo por causa de minha teimosia, e desta vez mereço apanhar na bunda mais uma vez, só que de reio. Amei tanto a animação “Presto” que nem quis saber das chances que esta tinha ou não. Ignorei o fato de que, mesmo sendo favorita, “Presto” estava perdendo muita força é “La Maison em Petits Cubes” estava ganhando cada vez mais fôlego. A Academia deve-o ter premiado pois o curta conta com uma mensagem ambiental e tudo mais, os membros da entidade adoram isso.

Melhor Curta-Metragem:

Spielzeugland (Toyland)
Auf der Strecke (On the Line)
Manon on the Asphalt
New Boy
The Pig

6° erro meu.

Comentários: outra grande pequena surpresa da noite. Desta vez quem merece apanhar na bunda, e de reio, são os votantes. Muito comentava-se sobre o favoritismo de “New Boy”, mas ainda apontavam “The Pig” e “Auf der Strecke” como possíveis vencedores. Venceu o menos provável “Spielzeugland”. Bem, ao menos em algumas categorias a Academia tinha que ser imprevisível, não? Optou pelas categorias menos aclamadas. Qual achei o melhor? Adivinhem só, não assisti a nenhum deles.

Melhor Edição de Som:

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro
Quem Quer se um Milionário?
WALL-E
O Procurado

7° erro meu.

Comentários: nesta categoria eu tinha que apanhar não apenas nas nádegas como também no resto do corpo e ser apedrejado em seguida. Apostei em “... Milionário?”, mas comentei que tinha uma voz baixa em meu ouvido dizendo: “___ Daniel, seu burro, aposte em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Pois é, levei em conta a vitória de “... Milionário?” no Bafta por Melhor Mixagem de Som e achei que a Academia fosse adotar a opinião dos ingleses para ambas as categorias de som.

Melhor Mixagem de Som:

Quem Quer ser um Milionário?
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
WALL-E
O Procurado

17° acerto meu.

Comentários: pois bem, se a minha lógica em relação ao Bafta falhou em Edição de Som, ao menos ela serviu infalivelmente em Melhor Mixagem de Som. “... Milionário?” é o mais fraco dentre os demais indicados a essa categoria, mas sabe-se lá o porquê venceu? Tem coisas que nem Freud explica (e o que tem a ver Psicanálise com Cinema?).

Vencedores e total de prêmios:

Quem Quer Ser um Milionário? – 8 Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roterio Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Mixagem de Som).
O Curioso Caso de Benjamin Button – 3 Oscar (Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Visuais).
Milk – A Voz da Igualdade – 2 Oscar (Melhor Ator e Melhor Roteiro Original).
Batman – O Cavaleiro das Trevas – 2 Oscar (Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Edição de Som).
O Leitor – 1 Oscar (Melhor Atriz).
Vicky Cristina Barcelona – 1 Oscar (Melhor Atriz Coadjuvante).
Departures – 1 Oscar (Melhor Filme Estrangeiro).
Wall-E – 1 Oscar (Melhor Animação).
A Duquesa – 1 Oscar (Melhor Figurino).
Man on Wire – 1 Oscar (Melhor Documentário).
Spielzeugland (Toyland) – 1 Oscar (Melhor Curta-Metragem).
Smile Pinki – 1 Oscar (Melhor Documentário em Curta-Metragem).
La Maison en Petits Cubes – 1 Oscar (Melhor Curta de Animação).

Total de palpites acertados – 17 (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Visuais).

Total de palpites errados – 7 (Melhor Ator, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Curta, Melhor Curta de Animação, Melhor Documentário em Curta-Metragem, Melhor Canção Original e Melhor Edição de Som).

Percentual de acertos: 70,8%.

Percentual de erros: 29,2%.

Comentários finais:

Para um ano que eu mesmo julgava ser tão previsível, até que errei bastante. O percentual de 70,8% de acertos foi uma boa média, mas não posso me gabar muito levando em conta a previsibilidade desta 81ª Edição do mais importante prêmio do Cinema.
Contudo, devemos levar em conta que muitos prêmios foram verdadeiramente surpreendentes, como é o caso de Melhor Curta, Melhor Documentário em Curta-Metragem e, principalmente, Melhor Filme Estrangeiro.
Outros prêmios não foram necessariamente surpreendentes, mas sim difíceis de se deduzir, como é o caso de Melhor Ator, onde todos, inclusive este que vos escreve, apostavam em Mickey Rourke e o prêmio acabou caindo nas mãos de Sean Penn e Melhor Edição de Som, pois por mais barulhento que “Batman – O Cavaleiro das Trevas” seja (algo que o tornava provável vencedor), “Quem Quer Ser um Milionário?” estava ganhando tantos prêmios que imaginei que fosse faturar este também, uma vez que venceu um prêmio parecido no Bafta.
Melhor Curta de Animação e Melhor Canção Original errei de teimoso mesmo. Estava na cara que “Jai-Ho” venceria o segundo prêmio citado, mesmo com toda a adoração em cima de “Down to Earth”, e também era óbvio que “La Maison en Petits Cubes” estava ganhando muito mais força que “Presto” ultimamente, além de trazer uma mensagem ambiental em seu contexto, algo que a Academia adora (uma pergunta retórica agora: “Qual vocês acham que foi um dos motivos que fizeram a entidade gostar tanto de “Wall-E” e dar Melhor Animação a ele, além de indicá-lo a Melhor Roteiro Original?”).
Mas se não acertei tantos filmes quanto gostaria, ao menos pude assistir a quase tantos filmes quanto eu realmente adoraria. É claro que, dentre as produções indicadas a Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Documentário em Curta-Metragem e Melhor Curta de Animação, encontrei dificuldades terríveis em conferi-las, pois moro no interior de São Paulo e estes filmes raramente chegam aqui, mas no que se refere à parte “mainstream” da premiação consegui conferir todas as produções, salvo “A Duquesa” que concorria a Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte (venceu o primeiro) e “Um Ato de Liberdade” que concorria a Melhor Trilha Sonora.

Bem, encerro aqui os meus comentários sobre o Oscar 2009, mais tarde farei um breve (e este será breve mesmo) comentário sobre o Framboesa de Ouro 2009.

Um grande abraço a todos!
Daniel Esteves de Barros – Editor do Cine-Phylum.

Nenhum comentário: