quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Chutômetro - Oscar 2009 - Parte II

Já havia mencionado anteriormente, mas não custa nada lembrar: no post “Chutômetro – Oscar 2009”, comentei que, conforme fosse assistindo aos filmes que estão concorrendo ao prêmio (injustamente) mais aclamado da sétima Arte, iria fazendo alterações em minha relação. Durante este período pude assistir a “Milk – A Voz da Igualdade” (com 8 indicações ao Oscar: “Melhor Filme”, Melhor Direção”, “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Ator”, “Melhor Ator Coadjuvante”, “Melhor Edição”, “Melhor Figurino” e “Melhor Trilha Sonora Original”), “O Lutador” (2 indicações ao Oscar: “Melhor Ator” e “Melhor Atriz Coadjuvante”), “Frost/Nixon” (Indicado a 5 Oscar: “Melhor Filme”, “Melhor Direção”, “Melhor Roteiro Adaptado”, “Melhor Ator” e “Melhor Edição”), “O Casamento de Rachel” (com 1 indicação ao Oscar: “Melhor Atriz”) e “Na Mira do Chefe” (também com 1 indicação ao Oscar: “Melhor Roteiro Original”). Assim sendo, vamos às alterações:

Melhor Filme:

Nada muda. Adorei “Frost/Nixon”, filme que acabou me surpreendendo, e não gostei nem um pouco de “ Milk – A Voz da Igualdade” (e por favor, o fato de eu não ter gostado do filme nada tem a ver com o contexto homossexual do mesmo, mas sim com a sua narrativa episódica). Continuo achando que “Quem Ser um Milionário?” vencerá o prêmio, “O Curioso Caso de Benjamin Button” tem chances, mas não é o favorito, e “O Leitor” é quem merecia faturar o prêmio (apesar de sair na frente de “Frost/Nixon” por muito pouca diferença, já que o filme de Ron Howard é quase tão bom quanto o filme de Stephen Daldry).

Melhor Diretor:

Nada muda também. Gostei muito do trabalho de Gus Van Sant em “Milk – A Voz da Igualdade” (e olhe que eu quase sempre torço o nariz para o diretor) e também do que Ron Howard fez em “Frost/Nixon”. Contudo, ainda penso que o prêmio deverá ficar com Danny Boyle, que realmente merece a vitória, sendo que David Fincher tem chances de levar a estatueta, mas não é o favorito.

Melhor Roteiro Original:

Adivinhem. Nada mudou também. Detestei o roteiro de “Milk – A Voz da Igualdade” e também não achei o de “Na Mira do Chefe” digno de uma indicação nesta categoria. A Academia parece ter indicado ambos devido à falta de opções mesmo.
É extremamente arriscado darmos uma opinião qualquer nesta categoria, pois tanto “Milk...” quanto “Na Mira...” podem vencer e não há favoritismo entre ambos. Ainda assim, aposto na vitória de “Milk...” nesta categoria. A obra de Van Sant é a única indicada nesta categoria que também fora indicada ao prêmio principal, sendo assim, dificilmente permitiriam que uma produção concorresse ao momento máximo da noite se a mesma não se mostra nem ao menos digna de faturar “Melhor Roteiro Original”. Ainda considero o roteiro de “Wall-E” o melhor dentre os indicados.

Melhor Roteiro Adaptado:

Também não muda nada (só para variar, não é? Mas acalmem-se, ainda realizarei algumas alterações na lista). Ainda acredito na vitória de “Quem Quer Ser um Milionário?”, embasado em sua provável conquista em “Melhor Filme” e coloco “... Benjamin Button” em segundo lugar. Continuo torcendo por “O Leitor”, que, infelizmente, só levará “Melhor Atriz”.

Melhor Ator:

Aqui também não muda nada... ops... esperem, força do hábito. Conferi os trabalhos de Rourke e Penn e continuo os considerando os grandes favoritos à vitória nesta categoria, sobretudo o primeiro que certamente vencerá. Continuo torcendo por Brad Pitt? Claro que não, o marido de Jolie é um excelente ator e isso é fato, mas a sua atuação em “... Benjamin Button”, apesar de ótima, não chega aos pés do trabalho de Sean Penn, Frank Langella e Mickey Rourke (ainda não conferi o trabalho de Richard Jenkis em “The Vistor”), sobretudo estes dois últimos. Para qual dos dois estou torcendo? Ai, ai, ai, tenho que escolher um? Ok, então vamos jogar a moeda, cara Rourke, coroa Langella. Cara, fico com Rourke, mas com um imenso peso no coração de ter que deixar Langella de lado.
Ah, ao contrário do que havia dito anteriormente, Pitt não tem mais chances de vencer, o prêmio ou fica com Rourke, ou com Penn, isso é fato.

Melhor Atriz:

Nesta categoria faço algumas mudanças consideráveis. Não conferi ainda o trabalho de Melissa Leo (farei-o daqui a pouco, em menos de meia hora), mas pude me envolver terrivelmente com Anne Hathaway no acima da média “O Casamento de Rachel”. Ainda acho que Kate Winslet obviamente levará o prêmio, mas no quesito “Quem tem chances de vencer”, tiro Streep e Jolie e as substituo por Hathaway. Não só pelo fato de a garota nunca ter vencido um Oscar antes, como também pelo fato de a Academia adorar trabalhos onde atrizes bonitas (Hathaway não é das mais belas, mas enfim...) interpretam mulheres feias, principalmente quando esta 'feiura' é oriunda do uso exagerado de drogas. No quesito “Quem eu gostaria que vencesse?” sai Jolie e entra Hathaway.

Melhor Ator Coadjuvante:

Não tem nem o que comentar. A maior barbada da noite é a vitória de Ledger nesta categoria (a propósito, apostei todas as minhas quatro casas em Ledger. Se ele perder, vou ter de adotar a moda dos estadunidenses que, em virtude da crise, estão morando em trailers). Contudo, gostaria de fazer uma única substituição: em “Quem tem chances de vencer?”, sai Michael Shannon, entra Josh Brolin. Enfim, troquei seis por meia dúzia, pois as chances de qualquer outro concorrente, que não seja Heath Ledger vencer, são de 0,0000000000000000001%.

Melhor Atriz Coadjuvante:

Penélope Cruz leva, não tem o que comentar, mas não sei mais se Marisa Tomei ainda tem chances. Enfim, não farei mudanças aqui.

Melhor Edição:

Gostei bastante da edição de “Frost/Nixon” e odiei a de “Milk – A Voz da Igualdade”. Mas ainda continuo apostando, e torcendo, por “Quem Quer Ser um Milionário?” e acredito que “O Curioso Caso de Benjamin Button” tenha fortes chances de vencer aqui.

Bem, quanto às demais categorias, manterei a mesma opinião. Porém, até o início da cerimônia do Oscar, a lista está sujeita a outras alterações.

Muitíssimo Obrigado,

Um forte abraço!!!

Daniel Esteves de Barros – Editor do Cine-Phylum.

Nenhum comentário: