terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Framboesa de Ouro 2009 - Comentários Sobre a "Premiação" (Gargalhadas)

Conforme prometido, farei um breve comentário sobre os “vencedores” do Framboesa de Ouro 2009, mas já adianto que infelizmente, ou melhor, felizmente, não assisti à grande maioria destas porcarias que encontram-se abaixo. Vamos lá? Sim, mas antes, vejam uma foto do (nada) “cobiçado” prêmio:

Pior Filme:

O Guru do Amor

Super-Heróis - A Liga da Injustiça e Espartalhões

Fim dos Tempos

The Hottie and the Nottie

Em Nome do Rei

Dentre os indicados assisti apenas a “Super-Heróis – A Liga da Injustiça” e “Fim dos Tempos”. O segundo, um filme apenas razoável. Creio que o ódio despejado em cima do mesmo deve-se à decepção que ele causou nas pessoas por se tratar de um filme de M. Night Shyamalan, consagrado diretor de “O Sexto Sentido”, cuja carreira vem desabando por água abaixo nos últimos anos. “Super-Heróis...” tive o desprazer de assistir e defini-lo definitivamente como o pior filme produzido em 2009, dentre os quais assisti. Não perdi meu tempo com “O Guru de Amor”, mas se ele conseguiu a façanha de ser pior que o filme de Jason Friedberg e Aaron Seltzer, Marco Schnabel, Mike Myers (meu ódio mortal por ele surgiu logo de cara em “Quanto Mais Idiota Melhor” e aumentou ainda mais com o ridículo “Austin Powers”) e Graham Grody merecem, na melhor das hipóteses, ser condenados à forca (e não estou exagerando, muito menos falando jocosamente).

Pior Ator:

Mike Myers, O Guru do Amor

Larry the Cable Guy, Witless Protection

Eddie Murphy, O Grande Dave

Al Pacino, 88 Minutos e As Duas Faces da Lei

Mark Wahlberg, Fim dos Tempos e Max Payne

Creio que Al Pacino tenha sido indicado apenas pelas decepções que vem causando na crítica e nos fãs (eu, inclusive, sou um deles). Particularmente, gostei bastante de seu trabalho em “As Duas Faces da Lei” (e o fato de o filme ser medíocre nada tem a ver com ele) e não conferi a sua atuação em “88 Minutos”. Mark Wahlberg achei que se saiu incrivelmente bem em “Fim dos Tempos”, mas sua atuação no ridículo “Max Payne” (e onde estava esta m... fora do Framboesa de Ouro de Pior Filme?) não é apenas digna de ser indicada aqui, como também digna de faturar o prêmio. Os demais atores não vi, e nem quero, mas fico particularmente feliz por Mike Myers ter sido avacalhado (apesar de que preferia mesmo é vê-lo pendurado com uma corda no pescoço, e novamente não estou sendo exagerado e/ou jocoso).


Pior Atriz:

Paris Hilton, The Hottie and the Nottie

Jessica Alba, O Guru do Amor e O Olho do Mal

O elenco de Mulheres...O Sexo Forte (Annette Bening, Meg Ryan, Jada Pinkett-Smith, Debra Messing e Eva Mendes)

Cameron Diaz, Jogo de Amor em Las Vegas

Kate Hudson, Um Amor de Tesouro e Amigos, Amigos, Mulheres à Parte

Não assisti a “Mulheres... O Sexo Forte”, mas dói ver Annette Bening se dando tão mal a ponto de concorrer um prêmio que está tão aquém de seu verdadeiro talento. Quanto a Meg Ryan, Jada Pinkett-Smith, Debra Messing e Eva Mendes, pro inferno com todas elas (em especial Mendes, aliás, por que os críticos estadunidenses não acabam de vez com ela?). Ia assistir a “Jogo de Amor em Las Vegas”, mas na época tomei a sábia decisão de conferir um outro filme que estava passando no cinema. De qualquer forma, Cameron Diaz estava fazendo por merecer para receber uma indicação destas, uma vez que a sua carreira ia de mal a pior (se é que alguma vez ela esteve por cima). Kate Hudson não se saiu tão mal em “Amigos, Amigos...” a ponto de merecer ser indicada. Creio que tenha sido o seu trabalho em “Um Amor de Tesouro” (que não assisti, mas já li muitas criticas negativas, ridicularizando inclusive ela) que lhe rendeu a indicação. Não conferi os trabalhos de Jessica Alba, e aqui sim posso dizer: infelizmente. Não, de jeito algum a acho uma boa atriz, muito pelo contrário, julgo-a a pior de sua geração, mas sejamos francos, com uma bunda linda daquelas, quem não fica morrendo de vontade de ir ao cinema só para vê-la, mesmo que o trabalho dela como atriz seja digno de uma nota zero (sim, eu sei que sou assexuado, mas tem como resistir Jessica Alba?)? Paris Hilton, por sua vez, é, talvez, mais bela que a própria Alba, bem como o seu suculento par de seios (e só de me lembrar do pornô amador que ela fez com o namorado “Uma Noite em Paris”, já me enche a boca de água), mas como atriz é uma desgraça (o mesmo digo de Jessica Alba). Seu trabalho em “A Casa da Cera” foi terrível o bastante para jurar para mim mesmo que jamais voltaria assistir a um outro filme em que o nome dela apareça entre os créditos (a não ser, é claro, que a patricinha babaca faça um outro pornô, aí a coisa muda de figura).

Pior Ator Coadjuvante:

Pierce Brosnan, Mamma Mia!

Uwe Boll (como ele mesmo), Postal

Ben Kingsley, O Guru do Amor, The Wackness e War, Inc.

Burt Reynolds, Deal e Em Nome do Rei

Verne Troyer, O Guru do Amor e Postal

Adivinhem. Sim, não assisti a nenhum dos indicados. Contudo, muito me entristece em ver Bem Kingsley concorrendo a um “prêmio” ao lado de Uwe Boll. Me entristece ainda mais saber que um ator que já realizou fantásticos trabalhos em filmes como “Gandhi” e “A Lista de Schindler” tenha ido tão baixo. E quanto a Pierce Brosnan? Anos atrás, quando estava no auge de meu fanatismo pelo personagem 007, Brosnan era o meu queridinho na época. Adorava o ator, que tinha um charme fora do comum (tanto que ironizei dizendo que o recomendaria para substituir Hugh Jackman, que também é charmoso, no cargo de apresentador do Oscar deste ano). Entretanto, confesso que o charme que Brosnan conferia a seu James Bond, faltava no que diz respeito a “timming” cômico, algo inerente à composição do agente secreto mais famoso do Cinema. Talvez este tenha sido o que lhe faltou em “Mamma Mia!” (não assisti ao filme, logo, não estou nem deduzindo, estou “chutando” mesmo): “timming cômico. Quanto a Uwe Boll, creio que o mesmo já deveria ter sido exonerado da face da Terra e Verne Troyer... bem, quem é Verne Troyer? Ele era jogador de basquete (com certeza não), cantor de rap, ou coisa do tipo? Ah sim, é aquele ator anão que muitos utilizam a sua altura como alvo de piadinhas estereotipadas. Tá ok então, pode botar ele aqui. Burt Reynolds? Não fede nem cheira. Na verdade, mais fede do que cheira. Será que Brosnan merecia mesmo ter “vencido” o prêmio? Bem, isso eu só saberei assistindo ao trabalho de todos os indicados, e com toda a certeza absoluta não me dedicarei a tal perda de tempo. Mas quem sabe eu assista a “Mamma Mia!” levando-se em conta de que gosto do ABBA.


Pior Atriz Coadjuvante:

Paris Hilton, por Repo: The Genetic Opera

Carmem Electra, por Super-Heróis - A Liga da Injustiça e Espartalhões

Kim Kardashian, por Super-Hérois - A Liga da Injustiça

Jenny McCarthy, Witless Protection

Leelee Sobieski, 88 Minutos e Em Nome do Rei

Quem disse para Paris Hilton que ela é atriz? Ser estonteantemente linda e gostosa, ou melhor, nem gostosa é, é deliciosa, suculenta, mas enfim... beleza não é pré-requisito para boa atuação. O filme? Não, não assisti, mas só não digo que Hilton deveria ser enforcada caso a sua atuação tenha sido ainda pior que as de Carmem Electra e Kim Kardashian, pois acho-a linda demais para tal desperdício. Além do que, ela tem um talento muito forte diante das câmeras. Duvidam? Então assistam a “Uma Noite em Paris” e prestem atenção no modo como a moça fela o seu ex-namorado. Que talento ela tem, não? A propósito, Paris, por que não desiste de vez de ser atriz de verdade e não volta a fazer filmes como “Uma Noite em Paris”? Corra atrás de seu verdadeiro talento garota, e nos deixe morrendo de inveja de seus parceiros. Quanto a Jenny McCarthy e Leelee Sobieski não pude conferir o trabalho de ambas, e nem ao menos acho os nomes familiar, logo, tô pouco me linchando pra elas. Tanto Carmen Electra quanto Kim Kardashian se saíram muito mal em “Super-Heróis...” e o prêmio estaria muito bem “representado” nas mãos de qualquer uma delas. Creio que as moças deveriam, assim como Hilton, desistir da carreira de atriz e partirem para o cinema pornô que certamente saberia avaliar bem os belos corpos das moças. A propósito, Electra já partiu para o mercado dos pornôs, e Kardashian, está esperando o quê? Corpo para tal ela tem (mais do que a própria Electra), e até sobra (e se duvidam, cliquem aqui e comprovem. UAU!!! Que peitão, que bunda MA-RA-VI-LHO-SA!!! E o que dizer desta foto aqui então?!? Que mulata!!! Nessa época de carnaval vai bem uma dessas, e como vai!!!).


Pior Dupla:

Paris Hilton & Christine Lakin ou Joel David Moore, The Hottie and the Nottie

Uwe Boll & qualquer ator, câmera ou roteiro

Cameron Diaz & Ashton Kutcher, Jogo de Amor em Las Vegas

Larry the Cable Guy & Jenny McCarthy, Witless Protection

Eddie Murphy dentro de Eddie Murphy, O Grande Dave

Os dizeres “Uwe Boll & qualquer ator, câmera ou roteiro” já demonstram a implicância que a Academia tem para com o “cineasta” (gargalhadas). E não é para menos, Boll é péssimo em tudo o que faz, seja dirigindo, seja escrevendo, seja atuando. Eddie Murphy também é digno de toda a avacalhação que os especialistas na área lhe submeter. A “dupla” Murphy dentro de Murphy, além de ser uma jogada muito inteligente do Framboesa, é digna de “concorrer” ao “prêmio”. Não assisti aos demais filmes, mas vejo que mais uma vez pegaram no pé de Paris Hilton. É o que eu sempre digo: “___ Paris, volte ao pornô!”. A propósito, me preocupo com a garota fazendo pornô, já pensou de desta vez ela não faz um filme natural, como o que fora com o ex-namorado, e se toca que precisará atuar para valer? Imagine a moça tentando simular um orgasmo? Pensando bem, nem quero imaginar, iria ser muito canastrona. Por isso que eu digo: “___ Paris, trepe com qualquer um e não faça questão nenhuma de saber que os seus parceiros estão filmando, muito menos que comercializarão o vídeo ou simplesmente o disponibilizarão na internet (mas não tente impedir o funcionamento do Youtube depois, assim como fez a burra mor Daniela Cicarelli.”.

Pior Remake, Continuação, Pré-Continuação ou Imitação:

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

O Dia em Que a Terra Parou

Super-Heróis - A Liga da Injustiça e Espartalhões

Speed Racer

Star Wars: The Clone Wars

Injusta a “vitória” de “Indiana Jones...”. Creio que o único argumento plausível para tal é que o quarto filme da saga decepcionou os fãs, mas se o analisarmos individualmente, “... O Reino da Caveira de Cristal” se revela um bom filme. E bom filme, por bom filme, “Quem Quer Ser um Milionário?” também é apenas um bom filme e ainda assim ganhou 8 Oscar, inclusive os principais da noite. Quanto aos demais, acredito que só “O Dia em Que a Terra Parou”, “Super Heróis...” e “Espartalhões” mereçam “concorrer”. Ah sim, levando-se em conta a falta de “concorrentes”, “Speed Racer”, que também é um filme medíocre, merece ser indicado. Quem merece vencer? “Super-Heróis - A Liga da Injustiça” e “Espartalhões”, for sure. Notaram algo diferente nesta categoria? Pois é, pela primeira e única vez neste ano assisti a todos os filmes indicados a uma determinada categoria do Framboesa de Ouro!!!!! Aêêêêêêêêêêêê!!!!! Rojões!!!!! Lamentável, no entanto, que o filme menos ruim (que nem ruim é) tenha “vencido”.

Pior Diretor:

Uwe Boll, Em Nome do Rei, Postal e Tunnel Rats

Jason Friedberg & Aaron Seltzer, Super-Heróis - A Liga da Injustiça e Espartalhões

Tom Putnan, The Hottie and the Nottie

Marco Schnabel, O Guru do Amor

M. Night Shyamalan, Fim dos Tempos

A direção de Shyamalan em “Fim dos Tempos” está longe de ser, verdadeiramente, ruim. Está mais longe ainda de ser boa, mas ruim, garanto que não é. Digamos que seja apenas medíocre. O mesmo não acontece com a direção de Jason Friedberg & Aaron Seltzer por Super-Heróis - A Liga da Injustiça e Espartalhões. Ah, a direção de ambos realmente era digna de um “prêmio” desta categoria. Mas se ainda assim, Uwe Boll conseguiu ser pior de fato (não assisti aos filmes dirigidos por ele), forca nele!

Pior Roteiro:

O Guru do Amor, Mike Myers e Graham Grody

Super-Heróis - A Liga da Injustiça e Espartalhões, Jason Friedberg & Aaron Seltzer

Fim dos Tempos, M. Night Shyamalan

The Hottie and the Nottie, Heidi Ferrer

Em Nome do Rei, Douglas Taylor

É como eu disse, se Mike Myers e Graham Grody conseguiram criar algo mais execrável que “Super-Heróis – A Liga da Injustiça” eles são, no mínimo, merecedores de ser pendurados por uma bela de uma corda no pescoço. O roteiro de Shyamalan para “Fim dos Tempos” também não é nada tão horrível quanto está sendo anunciado. É claro que a idéia do filme é exageradamente besta, mas contém alguns resquícios de originalidade. E originalidade no Cinema contemporâneo, sobretudo nos filmes de terror, é uma característica que deve ser sempre muito idolatrada. Não assisti aos demais filmes.

Pior Carreira no Cinema:

Uwe Boll

Qual o maior inimigo da Crítica Cinematográfica (e me refiro aos profissionais da área)? Michael Bay? Não. Jason Friedberg & Aaron Seltzer? Melhorou, mais ainda não. Rob Schneider? Está esquentando, mas ainda não chegamos lá. Uwe Boll? Na mosca! Boll é responsável por muitas adaptações de jogos de vídeo game para o Cinema, bem como “Alone in the Dark”, “House of the Dead” e “BloodRayne”. Contudo, pasmem, nem os cinéfilos, que possuem, em sua maioria, um gosto mais apurado, nem os fãs de videogame que, em sua maioria, não passam de um bando de nerds que aceitam qualquer porcaria que vem (sem circunflexo?) pela frente, gostam dos filmes de Boll. Ou seja, Boll não tem competência para agradar ninguém, nem quem vê o Cinema como Arte, nem quem vê o Cinema como mera distração. O que dizer então de um fracassado como este? Só uma coisa: forcaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!

Um forte abraço a todos (salvo nos “vencedores” do Framboesa de Ouro 2009, agora, nas “vencedoras”, um forte abraço e muiiiiiiito mais!!!)!!!

Daniel Esteves de Barros – Editor do “Cine-Phylum”.

Nenhum comentário: