quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Oscar 2009 - "Chutômetro"

Faltam 10 (dez) dias para a cerimônia do Oscar, mas já vou fazer as minhas apostas. Contudo, vale lembrar que ainda não assisti a muitos dos filmes que estão concorrendo às mais diversas categorias este ano e a dose de ‘adivinhomêtro’ que vou proporcionar aqui será gigantesca. Logo, devo informar que, assim que tiver assistido a todos os filmes que participarão da cerimônia de entrega do prêmio mais conhecido da sétima Arte (o que só deverá acontecer algumas horas antes da premiação começar) esta lista poderá estar sujeita à mudanças drásticas. Mas vamos aos chutes... digo... aos palpites?

Melhor Filme:

* O Curioso Caso de Benjamin Button
Frost/Nixon
Milk – A Voz da Igualdade
* O Leitor
* Quem Quer Ser um Milionário?

Quem vai vencer? Quem Quer Ser um Milionário?
Por que? Ele venceu todos os principais prêmios que precedem o Oscar. Raramente os vencedores de tais festivais não saem com o Oscar de Melhor Filme debaixo do braço. Sem contar, é claro, que “Quem Quer Ser um Milionário?” tem a “cara” do Oscar.

Quem tem chances de vencer? O Curioso Caso de Benjamin Button
Por que? O superestimado filme de David Fincher está concorrendo a, não menos do que, 13 prêmios, recorde que só não bate o feito de “Titanic” que concorreu a 14 prêmios em 1998, ficando com os principais deles. Há como negar que um filme que concorre a 13 Oscar tenha grandes chances de levar o prêmio de Melhor Filme para casa?

Quem eu gostaria que vencesse? O Leitor.
Por que? Ainda não assisti a “Frost / Nixon” e “Milk – A Voz da Igualdade” (quanto ao último, devo assisti-lo amanhã), mas o filme dirigido por Stephen Daldry é bem superior aos outros dois e nos traz um tema bastante interessante.

Melhor Direção:

* Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)
Stephen Daldry (O Leitor)
* David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Ron Howard (Frost/Nixon)
Gus Van Sant (Milk – A Voz da Igualdade)

Quem vai vencer? Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? O trabalho de Boyle caiu na graça dos especialistas em Cinema do mundo todo e, assim como o seu filme, faturou os principais prêmios que concorreu. Daldry, Fincher, Van Sant e Howard que me perdoem, mas este ano é de Boyle.

Quem tem chances de vencer? David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Os problemas com “O Curioso Caso de Benjamin Button” nada tem a ver com David Fincher, que fez um ótimo trabalho com a câmera na mão e conferiu muita sensibilidade à obra, caindo, merecidamente, nas graças dos votantes.

Quem eu gostaria que vencesse? Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? Só o fato de Danny Boyle ter conseguido me agradar com uma direção videoclipeira (recurso que geralmente detesto) já seria o suficiente, mas não resta dúvidas de que o seu trabalho, além de revolucionário, é fantástico e, disparado, o melhor de 2008.

Melhor Roteiro Original:

Frozen River
Simplesmente Feliz
* Na Mira do Chefe
* Milk – A Voz da Igualdade
* Wall-E

Quem vai vencer? Milk – A Voz da Igualdade
Por que? Este prêmio, na verdade, é uma das poucas incógnitas deste Oscar. “Na Mira do Chefe” tem vencido esta categoria nos mais importantes prêmios, mas, particularmente, duvido que a Academia deixaria de, ao menos, indicar “Na Mira do Chefe” a Melhor Filme caso realmente pretendesse presentear Melhor Roteiro Original a este. Por este motivo voto em “Milk – A Voz da Igualdade”, que está concorrendo a Melhor Filme neste ano.

Quem tem chances de vencer? Na Mira do Chefe
Por que? Conforme citei há pouco, “Na Mira do Chefe” venceu muitos prêmios de peso nesta categoria, sobretudo o Bafta deste ano, logo, tem grandes chances de faturá-lo.

Quem eu gostaria que vencesse? Wall-E
Por que? “Wall-E” é muito mais do que um simples filme que traz como protagonista um robozinho carismático e fofinho. É a melhor animação desde “O Rei Leão” e muito disso se deve ao seu roteiro, que conta com uma estória magnífica e explora muito bem os seus personagens, além de criticar o consumismo exacerbado do ser humano.

Melhor Roteiro Adaptado:

* O Curioso Caso de Benjamin Button
Dúvida
Frost/Nixon
* O Leitor
* Quem Quer Ser um Milionário?

Quem vai vencer? Quem Quer Ser um Milionário?
Por que? É cada vez mais raro vermos uma produção faturar Melhor Filme sem antes faturar Melhor Roteiro Original ou Adaptado, sobretudo Roteiro Adaptado, uma vez que já faz muito tempo (dois anos, para ser mais exato) que a Academia não confere Melhor Filme ao vencedor de Melhor Roteiro Original.

Quem tem chances de vencer? O Curioso Caso de Benjamin Button
Por que? A Academia quase sempre põe dois filmes para disputar acirradamente os principais prêmios da noite. Da mesma forma que em 2006 a briga ficou entre “Crash” e “Brokeback Mountain”, em 2007 entre “Os Infiltrados” e “Pequena Miss Sunshine” e em 2008 entre “Onde os Fracos Não Têm Vez” e “Sangue Negro”, em 2009 ela deve ficar entre “Quem Quer Ser um Milionário?” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

Quem eu gostaria que vencesse? O Leitor
Por que? Não assisti a “Frost/Nixon”. Considero fraco o roteiro de “...Benjamin Button”, apenas bom o de “Quem Quer Ser um Milionário?” e adorei o de “Dúvida”, mesmo considerando-o falho em algumas partes. O roteiro de “O Leitor” também não é nenhuma maravilha do Cinema Contemporâneo, mas ainda assim é ótimo e merecia vencer o prêmio.

Melhor Ator:

Richard Jenkis (The Vistor)
Frank Langella (Frost/Nixon)
* Sean Penn (Milk)
* Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button)
* Mickey Rourke (O Lutador)

Quem vai vencer? Mickey Rourke (O Lutador)
Por que? Mickey Rourke sempre foi tido como um ator canastrão, mas recentemente tem-se empenhado muito em seus papéis e conquistou o respeito entre os profissionais da área. Embasando-se nos prêmios que vem recebendo ultimamente nos mais diversos festivais, isso inclui até mesmo o Globo de Ouro e o Bafta, a sua vitória nesta categoria é quase óbvia.

Quem tem chances de vencer? Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button) ou, principalmente, Sean Penn (Milk)
Por que? As chances não são muitas, mas ainda assim eu indicaria aqui tanto Brad Pitt quanto, principalmente, Sean Penn. Ambos, em especial o intérprete do ativista homossexual, tem sido muito elogiados, logo, é bem possível que, no caso de uma zebra, Penn, ou até mesmo Pitt, saiam com a estatueta.

Quem eu gostaria que vencesse? Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Na verdade, não estou torcendo para a vitória de Pitt, acontece que, dentre os indicados, só tive oportunidade de conferir o trabalho do maior símbolo sexual dos anos 1990, logo, não posso torcer por mais nenhum outro, ao menos por enquanto.

Melhor Atriz:

Anne Hathaway (O Casamento de Rachel)
* Angelina Jolie (A Troca)
Melissa Leo (Frozen River)
* Meryl Streep (Dúvida)
* Kate Winslet (O Leitor)

Quem vai vencer? Kate Winslet (O Leitor)
Por que? Ainda mais óbvia que a vitória de Mickey Rourke para Melhor Ator, é a vitória de Kate Winslet para Melhor Atriz. Há muito tempo a Academia vem sendo pressionada para dar um prêmio a Winslet, agora parece ter chegado a hora, principalmente levando-se em conta a sua vitória no Globo de Ouro e no Bafta deste ano.

Quem tem chances de vencer? Meryl Streep (Dúvida) ou, com chances praticamente nulas, Angelina Jolie (A Troca)
Por que? A própria Meryl Streep disse certa vez: “Oscar é 90% política e 10% merecimento”. Particularmente, creio que Streep mereça muito mais o prêmio que Winslet, mas a intérprete da Irmã Aloysius já levou vários troféus deste para casa, ao passo que Winslet, nenhum. E só Deus (se é que ele existe) sabe o quão pressionados os membros da Academia estão sendo para conferir o quanto antes um prêmio a eterna protagonista do superestimado “Titanic”. Quanto à minúscula, quase nula, possibilidade de Jolie levar o Oscar para casa, isto deve-se a um pequeno fator: Oscar é glamour, não reconhecimento de bom trabalho. Logo, o que poderia conferir mais glamour à cerimônia do que o casal mais quente do momento (apesar dos boatos de que Jolie tenha traído Pitt) no palco principal da festa? É claro que, para isso, Pitt deveria vencer por “...Benjamin Button” (o que eu julgo improvável, de certa forma) e Jolie deveria vencer por “A Troca” (o que eu julgo ainda mais improvável, na verdade, praticamente impossível).

Quem eu gostaria que vencesse? Angelina Jolie (A Troca)
Por que? Não conferi os trabalhos de Anne Hathaway e Melissa Leo (erro que corrigirei muito em breve, em menos de uma semana), e dentre Winslet, Streep e Jolie, a terceira é minha favorita. Ao contrário do que muitos especialistas andam dizendo, considerei a atuação da Sra. Brad Pitt fenomenal em “A Troca”. Pena que ela sairá da cerimônia de mãos abanando.

Melhor Ator Coadjuvante:

Robert Downey Jr. (Trovão Tropical)
Philip Seymour Hoffman (Dúvida)
* Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Josh Brolin (Milk)
* Michael Shannon (Foi Apenas um Sonho)

Quem vai vencer? Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro das Trevas)
Por que? O leitor está afim de apostar todo o dinheiro que tem em alguma coisa que vise retorno. Primeiramente, não aconselho pessoa alguma apostar dinheiro algum em coisa alguma, mas caso o leitor resolva não seguir a minha recomendação, por favor faça algo consciente e aposte na maior certeza deste Oscar, a vitória de Ledger para Melhor Ator Coadjuvante. A Academia adora chamar a atenção para si mesma e o que poderia chamar mais atenção do que conferir um Oscar póstumo a alguém que faleceu recentemente?

Quem tem chances de vencer? Michael Shannon (Foi Apenas um Sonho)
Por que? Para ser sincero, estou colocando Shannon aqui apenas para preencher lacuna, pois este ano não tem para ninguém, Ledger leva sem pensar duas vezes. Pena que ele não esteja aqui para ver, até mesmo porque, se estivesse, talvez nem fosse indicado ao prêmio, não por merecimento (até mesmo porque ele foi, de fato, o melhor ator coadjuvante de 2008), mas por mero preconceito da Academia quanto aos filmes de super-heróis.

Quem eu gostaria que vencesse? Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro das Trevas)
Por que? O crítico de Cinema Rubens Ewald Filho disse certa vez que Ledger morreu em virtude ao desgaste físico e emocional que o seu personagem Coringa lhe conferiu. Eu não duvido disso. Há muito tempo não via um ator se dedicar e se entregar tão apaixonadamente ao seu papel em um filme como Ledger fez com Coringa. Uma atuação brilhante, sem ter o que por ou o que tirar. Não só a melhor atuação coadjuvante do ano como, provavelmente, a melhor de toda a década.

Melhor Atriz Coadjuvante:

Amy Adams (Dúvida)
* Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
* Viola Davis (Dúvida)
Taraji P. Henson (O Curioso Caso de Benjamin Button)
* Marisa Tomei (O Lutador)

Quem vai vencer? Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Por que? A velha estória de sempre, Oscar gosta mesmo é de glamour, não de retribuir um trabalho bem feito. Não, Cruz não atuou mal, muito longe disso, mas os membros da Academia não estão nem aí para isso. O que eles querem mesmo é ver o casal de “Vicky Cristina Barcelona”, Barden/Cruz, juntos no palco. Sim, pois quem irá entregar o prêmio para a eleita Melhor Atriz Coadjuvante deste ano, será o eleito Melhor Ator Coadjuvante do ano passado, ou seja, Javier Barden.

Quem tem chances de vencer? Marisa Tomei (O Lutador)
Por que? Mesmo acreditando que a vitória de Penélope Cruz este ano é quase tão certa quanto a vitória de Heath Ledger, ainda vou apostar uma ficha (uma só) em Marisa Tomei, pois o seu trabalho está sendo muito bem enaltecido pelos profissionais da área.

Quem eu gostaria que vencesse? Viola Davis (Dúvida)
Por que? Adorei o trabalho de Penelope Cruz em “Vicky Cristina Barcelona” e acredito que o Oscar que receberá será muito justo, aliás, digo o mesmo de todas as outras atrizes, pois todas realizaram um trabalho muito acima da média. Contudo, adorei o que Viola Davis desempenhou em “Dúvida”. Em menos de 10 minutos em cena, a atriz afro conferiu uma carga dramática fenomenal ao ótimo filme de John Patrick Shanley. Tanto que o mesmo não seria o mesmo sem ela.

Melhor Edição:

* Kirk Baxter e Angus Wall (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Lee Smith (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Mike Hill e And Hanley (Frost/Nixon)
Elliot Graham (Milk – A Voz da Liberdade)
* Chris Dickens (Quem Quer Ser um Milionário?)

Quem vai vencer? Chris Dickens (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? Assim como é cada vez mais raro vermos uma produção faturar Melhor Filme sem antes faturar Melhor Roteiro, seja Adaptado ou Original, ou Melhor Direção, pode-se dizer a mesma coisa quanto a Melhor Edição. E levando-se em conta que “Quem Quer Ser um Milionário?” provavelmente irá abocanhar Melhor Filme este ano, creio ser praticamente impossível Chris Dickens perder Melhor Edição para qualquer outro colega seu.

Quem tem chances de vencer? Kirk Baxter e Angus Wall (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Apesar de apostar a maior parte de minhas fichas na vitória de “Quem Quer Ser um Milionário?” como Melhor Filme, não descarto a hipótese de “O Curioso Caso de Benjamin Button” surpreender e sair vencedor do Oscar de Melhor Filme na noite de 22 de fevereiro de 2009. Portanto, seguindo a lógica, há uma possibilidade de Kirk Baxter e Angus Wall levarem o prêmio de melhores editores de 2008 para casa, apesar de continuar apostando veementemente em Chris Dickens.

Quem eu gostaria que vencesse? Chris Dickens (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? Considero o roteiro de “Quem Quer Ser um Milionário?” fraco durante o seu final, mas estimo muito os demais aspectos do longa editado por Chris Dickens. Um dos aspectos que mais me atraiu no filme foi, de fato, a edição do mesmo, que além de bastante original (apesar de ser artificial do ponto de vista dramático) é dinâmica, confere muita agilidade ao longa e alterna entre passado e presente magistralmente bem. “Quem Quer Ser um Milionário?” não é o melhor filme do ano, nem conta com o melhor roteiro adaptado de 2009, mas por outro lado, merece, mais do que qualquer outro filme (e isso inclui até mesmo os que ficaram de fora da disputa), levar Melhor Direção e Melhor Edição.

Melhor Fotografia:

Tom Stern (A Troca)
* Claudio Miranda (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Wally Pfister (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Chris Menges and Roger Deakins (O Leitor)
* Anthony Dod Mantle (Quem Quer Ser um Milionário?)

Quem vai vencer? Anthony Dod Mantle (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? É complicado tentar adivinhar quem vai ganhar o prêmio de Melhor Fotografia, pois os membros da Academia nunca seguem um critério preestabelecido (sem hífen?). Sendo assim, adivinharei tomando pro base os vários prêmios que “Quem Quer Ser um Milionário?” conquistou nessa categoria. Mas admito que não poria muita fé nesse meu palpite.

Quem tem chances de vencer? Claudio Miranda (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Seria estranho “O Curioso Caso de Benjamin Button” sair de mãos abanando na noite do Oscar. Principalmente se levarmos em conta que, em muitos casos, quando o segundo filme mais popular de uma determinada edição do Oscar perde os prêmios principais da noite, ele sai com o Oscar de Melhor Fotografia como uma espécie de consolação (foi assim com “Sangue Negro” no ano passado). Logo, acredito que Claudia Miranda tem grandes chances de faturar este prêmio, mesmo com o favoritismo do lado de seu maior rival na noite do Oscar, Anthony Dod Mantle.

Quem eu gostaria que vencesse? Claudio Miranda (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Citei em meu texto sobre “O Curioso Caso de Benjamin Button” que desde “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” não via uma fotografia tão lindamente limpa quanto a deste filme. O trabalho de Cláudio Miranda engrandece ainda mais as paisagens e a fantástica Direção de Arte do filme. Se tem uma qualidade que impede que “...Benjamin Button” se torne um filme tão medíocre quanto estava fadado a ser, essa qualidade é a sua magistral fotografia.

Melhor Direção de Arte:

* A Troca
* O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
A Duquesa
* Foi Apenas um Sonho

Quem vai vencer? O Curioso Caso de Benjamin Button
Por que? Como disse ao comentar “Melhor Fotografia”, seria muito estranho vermos o líder de indicações da noite sair com as mãos abanando, logo, há uma grande possibilidade do mesmo ficar com aquele prêmio, que é tido como um dos mais importantes. Entretanto, a possibilidade de “Quem Quer Ser um Milionário?” faturar aquele prêmio se mostra muito maior. Para não deixar o filme roteirizado por Eric Roth de mãos abanando, a Academia talvez confira ao mesmo uma outra estatueta extremamente importante, que é a de Melhor Direção de Arte.

Quem tem chances de vencer? Foi Apenas um Sonho e, com pouquíssimas chances, A Troca
Por que? Não que a direção de Arte de “Foi Apenas um Sonho” chegue aos pés da de “O Curioso Caso de Benjamin Button”, ou da de “A Troca” e “A Duquesa”, mas duvido muito que a Academia deixaria de premiar o trabalho de um de seus recentes diretores prediletos, Sam Mendes. De tal forma, qual seria o melhor modo de se realizar um pedido de desculpas por não indicar o filme (merecidamente, diga-se, já que a produção é apenas medíocre) às categorias mais nobres? Por este motivo que não me surpreenderia com uma possível vitória de “Foi Apenas um Sonho”, principalmente se “...Benjamin Button” faturar Melhor Fotografia (duvido muito que o mesmo leve Fotografia e Direção de Arte, ou leva um, ou leva o outro, mas um dos dois certamente leva). E quanto “A Troca”? Bem, citei-o pelos mesmíssimos motivos e nas mesmíssimas condições que citei o filme de Mendes, com a diferença de que a Academia, todo o ano, reconhece o trabalho de Clint Eastwood, já o de Sam Mendes não é sempre que tem a oportunidade de reconhecer. Talvez este seja o ano de Mendes, e não o de Eastwood.

Quem eu gostaria que vencesse? O Curioso Caso de Benjamin Button
Por que? Ao escrever a minha crítica sobre “O Curioso Caso de Benjamin Button” mencionei logo no início desta que a riqueza de detalhes empregada pela Direção de Arte em uma determinada cena fora um dos fatores que me fizera praticamente adentrar na trama. Aliás, não apenas essa cena, como o filme todo, conta com um trabalho simplesmente fabuloso por parte dos responsáveis pela sua Direção de Arte. No fim das contas, se julgo o longa dirigido por David Fincher falho do ponto de vista dramático, não há como negar que o mesmo é visualmente inesquecível. E neste ponto, tanto a Fotografia quanto a Direção de Arte são os responsáveis pela beleza plástica da obra.

Melhor Figurino:

Catherine Martin (Austrália)
* Jacqueline West (O Curioso Caso de Benjamin Button)
* Michael O'Connor (A Duquesa)
Danny Glicker (Milk)
Albert Wolsky (Foi Apenas um Sonho)

Quem vai vencer? Michael O'Connor (A Duquesa)
Por que? “A Duquesa” venceu o Bafta nesta categoria e é bem provável que vença o Oscar também, uma vez que os boatos, ao menos no que diz respeito a Melhor Figurino, são bastante favoráveis ao trabalho de Michael O’ Connor. Vale a pena lembrar também que, ano passado, um épico com pouco sucesso de crítica levou para casa Melhor Figurino, refiro-me a “Elizabeth – A Era de Ouro”. Por que não apostar em “A Duquesa” que, também, é um épico muito criticado negativamente, mas com figurinos majestosos?

Quem tem chances de vencer? Jacqueline West (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? O figurino de “O Curioso Caso de Benjamin Button”, além de definitivamente belo, é uma peça fundamental na narrativa, afinal de contas, a passagem pelas décadas não teria o mesmo impacto não fosse ele. Vale lembrar também que, por muitas vezes, a Academia já atribuiu este prêmio a filmes com figurino bastante diversificado.

Quem eu gostaria que vencesse? Jacqueline West (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Como eu disse mais acima, “...Benjamin Button” é um filme visualmente inesquecível. Alguma dúvida de que o figurino dele colaborou imensamente para tal?

Melhor Maquiagem:

* Greg Cannom (O Curioso Caso de Benjamin Button)
* John Caglione, Jr. e Conor O'Sullivan (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Mike Elizalde e Thom Floutz (Hellboy II)

Quem vai vencer? Greg Cannom (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Não apenas pelo simples fato da maquiagem ter vencido o Bafta deste ano como também pelo fato da mesma estar diretamente ligada à trama. Afinal de contas, como o “problema” com Benjamin Button poderia soar verossímil (se é que há algo de verossímil nessa estória, mas enfim...) sem uma maquiagem que transformasse Brad Pitt em uma uva-passa ambulante e fosse o rejuvenescendo com o passar dos anos?

Quem tem chances de vencer? John Caglione, Jr. e Conor O'Sullivan (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Por que? Os monstros de “Hellboy II – O Exército Dourado” foram criados com uma perfeição fora do comum, mas não há como negar que a maquiagem criada para o Coringa de Heath Ledger, e até mesmo para o Harvey-Duas-Faces de Aaron E. Eckhart, colaboraram muito mais na construção destes personagens. A propósito, você conseguiu “ver” Heath Ledger por trás daquela “máscara” de Coringa? Você saberia que o ator por trás daquele ser assustador trata-se do australiano que morreu de overdose de medicamentos caso o seu nome não constasse no elenco? Simplesmente fascinante.

Quem eu gostaria que vencesse? Greg Cannom (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? Pelos mesmíssimos motivos que acredito que ele irá vencer esta categoria, exceto, é claro, pelo fato deste ter faturado o Bafta nesta categoria. Ao contrário dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, não baseio minhas opiniões e gostos pessoais em festivais e premiações.

Melhor Trilha-Sonora Original:

* Alexandre Desplat (O Curioso Caso de Benjamin Button)
James Newton Howard (Defiance)
* A. R. Rahman (Quem Quer Ser um Milionário?)
Danny Elfman (Milk)
* Thomas Newman (Wall-E)

Quem vai vencer? A. R. Rahman (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? A velha ladainha de sempre, conquistou importantes prêmios em importante festivais que antecedem o Oscar, conquistou os especialistas da área e, de uma forma ou de outra, transporta o espectador para o local onde a trama se passa.

Quem tem chances de vencer? Alexandre Desplat (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Por que? É uma trilha-sonora extremamente leve e sutil, do jeito que os membros da Academia gostam. Sem contar, é claro, que remete-nos às diversas décadas pelas quais a sua trama vai se desenrolando.

Quem eu gostaria que vencesse? Thomas Newman (Wall-E)
Por que? Serei bem pessoal aqui. Um dos aspectos que mais me cativaram em “Wall-E” diz respeito à sua trilha-sonora excepcional. Cativei-me inteiramente com a mesma e demorou para que esta me saísse da cabeça, logo, não há como votar em outro filme.

Melhor Canção Original:

* Down to Earth (Wall-E)
* Jai Ho (Quem Quer Ser um Milionário?)
O Saya (Quem Quer Ser um Milionário?)

Quem vai vencer? Down to Earth (Wall-E)
Por que? A canção de Wall-E, além de animadinha e bonitinha (do jeito que os votantes adoram) foi extremamente enaltecida e, no melhor sentido o possível da palavra, impregna em nossas mentes por vários dias.

Quem tem chances de vencer? Jai Ho (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? Ganhou alguns prêmios importantes e é a que mais combina com o filme em questão. Caso “Down to Earth” perca, o que não é impossível, creio que “Jai Ho” assuma o lugar desta.

Quem eu gostaria que vencesse? Down to Earth (Wall-E)
Por que? É como mencionei mais acima, a canção de “Wall-E” é animada e bela, nos transportando para a trama de um modo sensacional, a ponto de martelar (no melhor sentido o possível da palavra) nossas mentes durante vários dias.

Melhor Mixagem de Som:

* O Curioso Caso de Benjamin Button (David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Mark Weingarten)
Batman - O Cavaleiro das Trevas (Lora Hirschberg, Gary Rizzo e Ed Novick)
* Quem Quer Ser um Milionário? (Ian Tapp, Richard Pryke e Resul Pookutty)
Wall-E (Tom Myers, Michael Semanick e Ben Burtt)
* O Procurado (Chris Jenkins, Frank A. Montaño e Petr Forejt)

Quem vai vencer? Quem Quer Ser um Milionário? (Ian Tapp, Richard Pryke e Resul Pookutty)
Por que? Confesso que, em um ano onde a premiação máxima do Cinema tende a ser mais previsível do que jamais fora ao longo de sua história, tanto esta categoria, quanto a de Melhor Edição de Som, prometem causar muitos problemas para os metidos a adivinhões (como é o caso deste que vos escreve). A primo, esta é uma categoria onde os filmes barulhentos se destacam. Se tem uma coisa que “Quem Quer Ser um Milionário?” não é, é barulhento o suficiente para levar este troféu para casa. No entanto, vou apostar no Bafta que conferiu o prêmio ao mesmo.

Quem tem chances de vencer? O Procurado (Chris Jenkins, Frank A. Montaño e Petr Forejt)
Por que? Caso a Academia siga a tradição, ou seja, selecione o filme mais barulhento, aposto minhas fichas em “O Procurado”. Há, no entanto, uma voz sussurrando bem baixinho em meu ouvido direito: “___ Aposte em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, Daniel, seu idiota!”, mas seguirei a minha intuição e subestimarei o longa dirigido por Christopher Nolan. A propósito, é impossível decidir qual é mais barulhento, não? “Batman...” ou “O Procurado”? Dúvida cruel.

Quem eu gostaria que vencesse? O Curioso Caso de Benjamin Button (David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Mark Weingarten)
Por que? Disse em minha crítica sobre o filme e repito aqui, a competência dos responsáveis pela mixagem de som é algo fora do comum (não disse bem nessas palavras, mas a intenção foi essa). É graças a eles que temos a agradável sensação de ouvir um vento uivando em um hotel na gélida Rússia. É graças a eles que notamos o barulho de xícaras batendo suavemente, dentre outros sons fantásticos que só colaboram para que adentramos à trama. A propósito, aproveito o ensejo para fazer um manifesto: “cadê “O Leitor” nesta categoria?”. Se o filme dirigido por Daldry estivesse concorrendo, o meu voto seria dele e “...Button” cairia para o segundo lugar.

Melhor Edição de Som:

* Richard King (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
* Frank Eulner e Christopher Boyes (Homem de Ferro)
* Tom Sayers (Quem Quer Ser um Milionário?)
* Ben Burtt e Matthew Wood (Wall-E)
* Wylie Stateman (O Procurado)

Quem vai vencer? Tom Sayers (Quem Quer Ser um Milionário?)
Por que? Pelos mesmíssimos motivos que votei neste mesmo filme em Melhor Mixagem de Som.

Quem tem chances de vencer? Todos
Por que? Não. Não estou escapando pela tangente. Acontece que todos os filmes, seja “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, seja “Homem de Ferro”, seja “Wall-E”, seja “O Procurado”, tem chances astronômicas de levar o troféu para casa, até mesmo porque todos são barulhentos o bastante para tal. Ou talvez eu devesse dar ouvidos à mesmíssima voz sussurrando bem baixinho em meu mesmíssimo ouvido direito os mesmíssimos dizeres: “___ Aposte em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, Daniel, seu idiota!”. Quem sabe eu não escute este conselho divino (será?), não é mesmo? Ou melhor não, melhor eu não seguir as vozes do Além que escuto, pois o que ouço geralmente são pedidos para matar alguém... brincadeirinha. É, eu sei que não teve graça, não há necessidade de esfregar na cara, ok?

Quem eu gostaria que vencesse? Richard King (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Por que? Explosões, tiroteios, socos, chutes e pancadarias em geral. Tudo sendo reforçado por um trabalho de inigualável qualidade por parte de Richard King. Não há como eu torcer para outro, há?

Melhores Efeitos Especiais:

* O Curioso Caso de Benjamin Button (Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton e Craig Barron)
Batman - O Cavaleiro das Trevas, (Nick Davis, Chris Corbould, Tim Webber e Paul Franklin)
* Homem de Ferro (John Nelson, Ben Snow, Dan Sudick e Shane Mahan)

Quem vai vencer? O Curioso Caso de Benjamin Button (Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton e Craig Barron)
Por que? Quanto mais os Efeitos Especiais se mostrem inerentes à trama, ou seja, fujam daquele mero propósito de transformar o filme em um show piro tecnológico, mais a Academia se cativa com os mesmos e mais chances eles tem de faturar este prêmio. A trama de “...Benjamin Button” jamais funcionaria (até mesmo porque não tem força dramática o bastante para isso) sem a colaboração dos efeitos visuais do filme, logo, é mais do que óbvio que o filme estrelado por Brad Pitt irá vencer o prêmio.

Quem tem chances de vencer? Homem de Ferro (John Nelson, Ben Snow, Dan Sudick e Shane Mahan)
Por que? A mesma voz surge pela terceira vez e pede para que eu não subestime “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Mas aí eu me defendo pela terceira vez e com mais certeza do que nunca, “Batman...” levará para casa um prêmio muito mais importante, o de Melhor Ator Coadjuvante. Sendo assim, porque a Academia iria fazer uma média com o filme de Nolan, se ela pode fazer a mesmíssima coisa com o filme estrelado por Robert Downey Jr. e, caso não o faça agora, jamais terá a oportunidade de premiar este filme que foi muito aclamado pela crítica (menos por mim, que o odiei e até criei polêmica aqui no Cine-Phylum por conta disso).

Quem eu gostaria que vencesse? O Curioso Caso de Benjamin Button (Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton e Craig Barron)
Por que? Há algo que desprezo com todas as forças nas produções hollywoodianas atuais: o uso excessivo de efeitos especiais a fim de suprir a falta de qualidade dos demais aspectos de um filme. “...Benjamin Button”, no entanto, prima por nos mostrar como o uso de efeitos especiais pode, e deve, ser feito de um modo consciente e que colabore com o andamento da trama, além, é claro, de contar com uma qualidade bem acima da média. Se o Brad Pitt bem velho ou o mesmo Brad Pitt bem jovem soa tão verossímil quanto o Brad Pitt quarentão que conhecemos agora, isto não se deve apenas à maquiagem, ou, até mesmo, ao figurino do filme. Deve-se também aos efeitos especiais que sobrepõe o rosto de Pitt em corpos diferentes. Tudo de um modo extremamente natural e que foge completamente da artificialidade. Meu voto, como não poderia deixar de ser, fica com “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

Melhor Animação:

Bolt – Supercão
* Kung Fu Panda
* Wall-E

Quem vai vencer? Wall-E
Por que? Eu sei que “Kung Fu Panda” venceu o Annie Awards. Também sei que este prêmio serve de indicador para o Oscar. Também sei que raramente um filme que o vence sofre uma derrota no Oscar de Melhor Animação. Contudo, sei, e sugiro ao leitor que também saiba, que em raros os casos o Oscar confere o prêmio de Melhor Animação a um filme que concorra apenas nesta categoria. “Wall-E”, por sua vez, está concorrendo a Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Canção Original, Melhor Trilha-Sonora Original e, vejam só, Melhor Roteiro Original. “Kung Fu Panda” está concorrendo a Melhor Roteiro Original? Está concorrendo a qualquer outro prêmio que seja? Foi indicado pela crítica especializada mundial como melhor filme de 2008? Pois bem, o prêmio fica, merecidamente, com Wall-E e ponto final.

Quem tem chances de vencer? Kung Fu Panda
Por que? Ok, vamos considerar então a hipótese de o vencedor do Annie Awards significar muito mais para a Academia do que a animação que está concorrendo a outros cinco prêmios na noite, dentre os quais, um dos mais importantes, Melhor Roteiro Original. Numa dessas, “Wall-E” perde, “Kung Fu Panda” ganha, e eu passo o resto de meu Carnaval internado em uma U.T.I. ou em um manicômio, louco de raiva.

Quem eu gostaria que vencesse? Wall-E
Por que? Por um acaso já disse que sou fã incondicional de “Wall-E”. Caso a resposta seja não (por favor, leitor, faça de conta que a resposta é não e mantenha este pobre indivíduo mais feliz), basta procurar, aqui no Cine-Phylum mesmo, a minha crítica sobre o filme da Disney/Pixar. Ou então basta saber que o elegi um dos melhores filmes de 2008. Caso queira saber também a minha opinião sobre “Kung Fu Panda”, procure o texto que escrevi sobre o mesmo aqui no Cine-Phylum, ou simplesmente saiba que o coloquei em uma posição nada confortável em minha lista dos piores filmes de 2008. Caso queira saber a minha opinião sobre “Bolt...” ...ops, esse eu não assisti, mas ainda assim duvido que ele supere “Wall-E”.

Ainda faltam Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Documentário em Curta Metragem e Melhor Curta de Animação, mas confesso não ter tido acesso a estes tipos de filme neste último ano, logo, não posso opinar sobre os mesmos. Mas se ainda assim o leitor quiser que eu ‘chute’ estas categorias para, posteriormente, poder vir até este espaço virtual e caçoar de minha cara afirmando que errei veementemente em meus palpites, estarei postando-os mais abaixo, baseando-me mais em boatos do que quaisquer outros argumentos que sejam:

Melhor Filme Estrangeiro: Valsa Com Bashir (Israel).

Melhor Documentário: Man on Wire, de James Marsh e Simon Chinn.

Melhor Curta-Metragem: New Boy.

Melhor Documentário em Curta Metragem: The Conscience of Nhem En.

Melhor Curta de Animação: Presto.

Enfim, esta foi a minha (gigantesca, eu assumo) relação das obras que penso que sairão vencedoras, ou que terão grandes chances de saírem vencedores, ou que deveriam sair vencedoras (caso houvesse justiça no mundo, o que, de fato, não há) da cerimônia da 81ª edição do Oscar.
Gostaria de dizer apenas duas coisas para concluir: 1°) Isto é apenas uma mera diversão e não tem intenção, nem pretensão, alguma de fazer com que pessoas apostem, seja lá o que for, embasados na lista supracitada e 2°) Levando-se em conta que ainda não assisti a muitíssimos filmes que estão concorrendo aos mais diversificados prêmios deste ano, esta lista estará sujeita à mudanças constantes a qualquer instante, na medida em que eu for conferindo os filmes indicados.

Muitíssimo obrigado a todos,

Um forte abraço,

Daniel Esteves de Barros – Editor do Cine-Phylum.

Um comentário:

Unknown disse...

Minhas apostas (das que já tenho opinião formada):

Melhor filme:
Quem quer ser um Milhonário?

Melhor Direção:
Danny Boyle

Melhor Roteiro Original:
Na Mira do Chefe

Melhor Roteiro Adaptado:
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Ator:
Sean Penn

Melhor Atriz:
Kate Winslet

Melhor Ator Coadjuvante:
Heath Ledger

Melhor Atriz Coadjuvaante:
Penélope Cruz

Melhor Edição:
O Curioso Caso de Benjamim Button

Melhor Fotografia:
Claudio Miranda, O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Direção de Arte:
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Figurino:
Jacqueline West, O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Maquiagem:
Greg Cannom, O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Trilha-Sonora Original:
Thomas Newman, Wall-E

Melhor Canção Original:
Down to Earth, Wall-E

Melhores Efeitos Especiais:
O Curioso Caso de Benjamin Button

Melhor Animação:
Wall-E