quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ciclo Completo!

Pronto, encerrei a ciclo que estava tentando completar antes mesmo da cerimônia do Oscar, mas não consegui. Quando os Prêmios da Academia foram entregues durante a noite de 22 de fevereiro de 2009, ficou faltando apenas dois filmes para que eu completasse o circuito "mainstream" do Oscar (ou seja, os filmes estadunidenses que estão nas categorias que chamam mais atenção dos próprios estadunidenses, ou você acha que eles dão à mínima para o Cinema Estrangeiro ou para prêmios como Melhor Documentário e afins?), são eles: "A Duquesa" (cuja crítica já encontra-se disponível) e este "Um Ato de Liberdade".
O filme roteirizado por Clayton Frohman conta com uma sinopse extremamente interessante e consegue nos prender do intróito ao cabo da projeção, mas senti muitos aspectos da direção de Edward Zwick "emprestados" a este filme. Assim como no interessante (e apenas interessante e nada mais) "O Último Samurai", Zwick toma por base um povo pequeno e desconhecido (bem menores e desconhecidos que os próprios samurais) que passa a ser perseguido por um exército gigantesco que lhes quer morto. A partir de então o protagonista passa a guiá-los e torna-se a última esperança dos mesmos.
Pois é, Zwick transfere um de seus filmes mais recentes, e bem sucedidos na bilheteria, do extremo leste asiático para o extremo leste europeu. O resultado? Bom, e só.
Pena ter encerrado o meu ciclo, entitulado de os "mainstreans" do Oscar, com um filme apenas bom, esperava mais, muito mais.

Nenhum comentário: