Janeiro chega e não se fala outra coisa no mundo da Sétima Arte a não ser Oscar. Não tem como fugir dos comentários acerca do prêmio mais importante do mundo do Cinema, sendo assim, o “Cine-Phylum” não poderia ficar mais um minuto sequer sem uma postagem dedicada apenas a este acontecimento anual e majestoso ocorrido no mundo da Sétima Arte. Devo avisar ao(a) caro(a) leitor(a) que não assisti a grande maioria dos filmes indicados (até mesmo porque a maior parte deles ainda nem estreou aqui no Brasil), portanto, não irei apontar os filmes aos quais torço pela vitória, farei apenas comentários baseados na lógica (ou na falta dela) e/ou na possibilidade destes vencerem seus respectivos prêmios.
Melhor Filme:
Desejo e Reparação
Juno
Conduta de Risco
* Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro
Dos indicados, assisti apenas a “Desejo e Reparação” e já digo de cara que o filme é bom e apenas isso. Contudo, seguindo a lógica creio que “Onde os Fracos Não Têm Vez” deve levar o prêmio. A Academia adora westerns e há muito tempo um filme desta categoria não leva um Oscar. Isso sem contar que vez ou outra eles decidem premiar um diretor que fôra ignorado no passado e, para isso, dão o Oscar de melhor filme àquele que fôra dirigido pelo tal “diretor injustiçado”. “Sangue Negro” também tem fortes chances de faturar o prêmio levando em consideração que o seu diretor Paul Thomas Anderson nunca viu uma obra sua levar o prêmio para casa. A disputa certamente será acirrada entre ambos os filmes (que, repetindo, ainda não assisti), mas eu aposto no filme dos irmãos Cohen em virtude a badalação por trás do mesmo.
Melhor Direção:
O Escafandro e a Borboleta
Juno
Conduta de Risco
Onde os Fracos Não Têm Vez
* Sangue Negro
Levando em conta que, tanto os Cohen, quanto P.T.A. nunca faturaram o Oscar de melhor diretor e todos eles são muito benquistos pela Academia, certamente a disputa será entre estes diretores desta vez. Resta saber se a Academia fará uma espécie de “dobradinha” assim como fizeram com Scorsese e “Os Infiltrados” no ano passado, ou se optarão pela compensação, algo em torno de: “Premiaremos o filme de um e a direção do outro, assim ambos saem felizes de alguma forma”. Francamente, aposto na segunda hipótese. Assim como acredito que “Onde os Fracos Não Têm Vez” leve o Oscar de melhor filme este ano, creio que Paul Thomas Anderson vença melhor diretor.
Melhor Ator:
George Clooney - Conduta de Risco
* Daniel Day-Lewis - Sangue Negro
Johnny Depp - Sweeney Todd
Tommy Lee Jones - No Vale das Sombras
Viggo Mortensen - Senhores do Crime
Também não conferi nenhuma das cinco atuações, mas levando-se em conta que a Academia adora Lewis e Depp, a disputa deverá ser entre ambos. Contudo, o filme protagonizado por Lewis está se saindo melhor que o filme de Depp e, por este motivo, o primeiro deverá faturar o prêmio por sua atuação em “Sangue Negro”.
Melhor Atriz:
Cate Blanchett - Elizabeth: A Era de Ouro
Julie Christie - Longe Dela
* Marion Cotillard - Piaf Um Hino ao Amor
Laura Linney - The Savages
Ellen Page - Juno
A Academia adora Blanchett, mas o filme por ela protagonizado não está sendo tão benquisto lá fora como deveria, o que provavelmente prejudica a mesma. O mesmo ocorre com Julie Christie, a eterna Lara Antipova que disputará (e perderá) o Oscar de melhor atriz com Marion Cotillard. Levando em conta que a Academia tem premiado atrizes que encarnam personagens reais (assim como fez o ano passado com Helen Mirren em “A Rainha”) é bastante provável que Cotillard fature o prêmio graças a sua interpretação em “Piaf: Um Hino ao Amor”.
Melhor Ator Coadjuvante:
Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
* Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez
Philip Seymour Hoffman - Jogos do Poder
Hal Holbrook - Na Natureza Selvagem
Tom Wilkinson - Conduta de Risco
Creio que Hoffman, Holbrook e Wikinson não estão sendo tão badalados quanto precisariam ser (e o Oscar, infelizmente, valoriza badalação e apelo comercial), portanto a disputa será entre Casey Affleck e Javier Bardem. Não creio que a lógica utilizada por mim aqui será das melhores, mas Affleck é jovem demais e Bardem já foi indicado várias vezes ao Oscar sem nunca ter faturado nada, por este motivo creio que o prêmio deva ser atribuído ao segundo.
Melhor Atriz Coadjuvante:
Cate Blanchett - I'm Not There
Ruby Dee - O Gângster
* Saoirse Ronan - Desejo e Reparação
Amy Ryan - Gone Baby Gone
Tilda Swinton - Conduta de Risco
Certamente aqui irei “quebrar a cara”, mas irei arriscar e defender minha tese do mesmo modo. Indo de encontro às minhas teorias anteriores Saoirse Ronan, mesmo com pouquíssima idade (bem mais jovem que Affleck, diga-se) deverá faturar este prêmio pela sua atuação em “Desejo e Reparação” (uma das poucas que salvam-se neste filme). Isto se deve ao fato de o filme ser muito querido entre os críticos do mundo todo e, levando-se em conta que o filme raramente irá faturar o prêmio mais importante, a Academia tentaria compensar o longa com este prêmio.
Melhor Animação Longa-Metragem:
Persepolis
* Ratatouille
Tá Dando Onda
Dos três indicados o único a que assisti foi “Ratatouille”. A animação realmente é fantástica, apesar dos defeitos que possui, e certamente sairá vencedora na categoria “Melhor Animação Longa-Metragem”. Isto se deve a diversos fatores, tais como: à sua inserção na lista dos 10 melhores de 2007, elaborada pela A.F.I. (American Film Institute), à sua ótima reputação perante aos críticos do mundo todo e à sua ousadia ao criticar justamente os críticos que o valorizaram tanto.
Melhor Roteiro Adaptado:
Desejo e Reparação
Longe Dela
O Escafandro e a Borboleta
* Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro
Em termos de Oscar uma coisa é certa: raramente um filme vence o prêmio principal sem antes vencer melhor roteiro adaptado ou original (dependendo o caso). Levando-se em conta que apostei em “Onde os Fracos Não Têm Vez” para Melhor Filme, provavelmente o filme dos Cohen deverá levar o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.
Melhor Roteiro Original:
* Juno
Lars and the Real Girl
Conduta de Risco
Ratatouille
The Savages
Repetindo o que havia dito na categoria de Melhor Roteiro Adaptado: raramente um filme vence o prêmio principal sem antes vencer melhor roteiro adaptado ou original (dependendo o caso). Dos longas supracitados, os únicos que concorrem a Melhor Filme são “Conduta de Risco” e “Juno”, contudo, o segundo filme parece ter obtido mais respeito por parte da crítica que o primeiro. Isso sem contar que o filme de Gilroy parece ter uma premissa previsível demais para uma obra que almeja conquistar um Oscar® de Melhor Roteiro Original.
Melhor Montagem:
O Ultimato Bourne
O Escafandro e a Borboleta
Na Natureza Selvagem
* Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro
Assim como é cada vez mais difícil vermos um vencedor de Melhor Filme faturar o respectivo prêmio sem antes faturar Melhor Roteiro Original ou Adaptado, tem sido cada vez mais difícil testemunharmos o mesmo incidente ocorrer
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6 comentários:
Daniel, eu estou bem por fora do que está acontecendo na movimentação da pemiação. Porém ao contrário de você, não acredito numa provável vitória da Marion. Mesmo eu não tendo assistido "Piaf - um hino ao amor", as pessoas que disseram ter asssistido ao longa comentam que ela está soberba, mas o fato é que a moça é francesa e isso dificulta muito as coisas. Imagino que vai dar Julie Christie.
Quanto ao duelo Day-Lewis X Depp, já é mais complicado. Os dois são ótimos, chega a ser injusto. Creio que o Day-Lewis sai vencedor dessa, até porque lembro que no Oscar de 2003 ele estava super cotado pra levar a estatueta pra casa e no fim das contas deu Adrien Brody (escolha mais do que justa, diga-se de passagem).
Christie é mais provável, mas eu ainda aposto em uma zebra.
Aposto em Lewis, pois como disse, "Sangue Negro" está tendo muito mais repercussão que "Sweeney Todd".
Também achei mais justo conferir a estatueta a Brody ao invés de Lewis.
Também estou um tanto por fora desse Oscar, mas diferente de você acredito que quem vá ganhar como Melhor Filme seja "Sangue Negro", e minha aposta pra Atriz, assim como da Jovita, é para Julie Christie.
Talvez em atriz, tanto protagonista quanto coadjuvante, eu esteja arriscando muito, mas mesmo assim manterei minhas apostas.
Quanto a "Sangue Negro" o filme não está fazendo uma campanha tão forte quanto "Onde os Fracos Não Têm Vez", portanto, o meu voto segue para o filme dos Cohen, mesmo admitindo que o longa de Paul Thomas Anderson tem fortíssimas chances de se eleger.
Daniel,discordo de você apenas na categoria de Melhor Atriz,esse ano vai dar Julie Christie.Agora "Sweeney Todd" ser ignorado é a prova que o Oscar odeia Tim Burton
Pois é, Melhor Atriz, assim como Melhor Atriz Coadjuvante, arrisquei demais, mas ainda manterei os meus palpites, até conferir todas as atuações.
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