quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Indicados ao Oscar 2008 - Comentários do Editor

Janeiro chega e não se fala outra coisa no mundo da Sétima Arte a não ser Oscar. Não tem como fugir dos comentários acerca do prêmio mais importante do mundo do Cinema, sendo assim, o “Cine-Phylum” não poderia ficar mais um minuto sequer sem uma postagem dedicada apenas a este acontecimento anual e majestoso ocorrido no mundo da Sétima Arte. Devo avisar ao(a) caro(a) leitor(a) que não assisti a grande maioria dos filmes indicados (até mesmo porque a maior parte deles ainda nem estreou aqui no Brasil), portanto, não irei apontar os filmes aos quais torço pela vitória, farei apenas comentários baseados na lógica (ou na falta dela) e/ou na possibilidade destes vencerem seus respectivos prêmios.


Melhor Filme:


Desejo e Reparação

Juno

Conduta de Risco

* Onde os Fracos Não Têm Vez

Sangue Negro


Dos indicados, assisti apenas a “Desejo e Reparação” e já digo de cara que o filme é bom e apenas isso. Contudo, seguindo a lógica creio que “Onde os Fracos Não Têm Vez” deve levar o prêmio. A Academia adora westerns e há muito tempo um filme desta categoria não leva um Oscar. Isso sem contar que vez ou outra eles decidem premiar um diretor que fôra ignorado no passado e, para isso, dão o Oscar de melhor filme àquele que fôra dirigido pelo tal “diretor injustiçado”. “Sangue Negro” também tem fortes chances de faturar o prêmio levando em consideração que o seu diretor Paul Thomas Anderson nunca viu uma obra sua levar o prêmio para casa. A disputa certamente será acirrada entre ambos os filmes (que, repetindo, ainda não assisti), mas eu aposto no filme dos irmãos Cohen em virtude a badalação por trás do mesmo.

Melhor Direção:


O Escafandro e a Borboleta

Juno

Conduta de Risco

Onde os Fracos Não Têm Vez

* Sangue Negro


Levando em conta que, tanto os Cohen, quanto P.T.A. nunca faturaram o Oscar de melhor diretor e todos eles são muito benquistos pela Academia, certamente a disputa será entre estes diretores desta vez. Resta saber se a Academia fará uma espécie de “dobradinha” assim como fizeram com Scorsese e “Os Infiltrados” no ano passado, ou se optarão pela compensação, algo em torno de: “Premiaremos o filme de um e a direção do outro, assim ambos saem felizes de alguma forma”. Francamente, aposto na segunda hipótese. Assim como acredito que “Onde os Fracos Não Têm Vez” leve o Oscar de melhor filme este ano, creio que Paul Thomas Anderson vença melhor diretor.


Melhor Ator:


George Clooney - Conduta de Risco

* Daniel Day-Lewis - Sangue Negro

Johnny Depp - Sweeney Todd

Tommy Lee Jones - No Vale das Sombras

Viggo Mortensen - Senhores do Crime


Também não conferi nenhuma das cinco atuações, mas levando-se em conta que a Academia adora Lewis e Depp, a disputa deverá ser entre ambos. Contudo, o filme protagonizado por Lewis está se saindo melhor que o filme de Depp e, por este motivo, o primeiro deverá faturar o prêmio por sua atuação em “Sangue Negro”.


Melhor Atriz:


Cate Blanchett - Elizabeth: A Era de Ouro

Julie Christie - Longe Dela

* Marion Cotillard - Piaf Um Hino ao Amor

Laura Linney - The Savages

Ellen Page - Juno


A Academia adora Blanchett, mas o filme por ela protagonizado não está sendo tão benquisto lá fora como deveria, o que provavelmente prejudica a mesma. O mesmo ocorre com Julie Christie, a eterna Lara Antipova que disputará (e perderá) o Oscar de melhor atriz com Marion Cotillard. Levando em conta que a Academia tem premiado atrizes que encarnam personagens reais (assim como fez o ano passado com Helen Mirren em “A Rainha”) é bastante provável que Cotillard fature o prêmio graças a sua interpretação em “Piaf: Um Hino ao Amor”.

Melhor Ator Coadjuvante:


Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

* Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez

Philip Seymour Hoffman - Jogos do Poder

Hal Holbrook - Na Natureza Selvagem

Tom Wilkinson - Conduta de Risco


Creio que Hoffman, Holbrook e Wikinson não estão sendo tão badalados quanto precisariam ser (e o Oscar, infelizmente, valoriza badalação e apelo comercial), portanto a disputa será entre Casey Affleck e Javier Bardem. Não creio que a lógica utilizada por mim aqui será das melhores, mas Affleck é jovem demais e Bardem já foi indicado várias vezes ao Oscar sem nunca ter faturado nada, por este motivo creio que o prêmio deva ser atribuído ao segundo.

Melhor Atriz Coadjuvante:


Cate Blanchett - I'm Not There

Ruby Dee - O Gângster

* Saoirse Ronan - Desejo e Reparação

Amy Ryan - Gone Baby Gone

Tilda Swinton - Conduta de Risco


Certamente aqui irei “quebrar a cara”, mas irei arriscar e defender minha tese do mesmo modo. Indo de encontro às minhas teorias anteriores Saoirse Ronan, mesmo com pouquíssima idade (bem mais jovem que Affleck, diga-se) deverá faturar este prêmio pela sua atuação em “Desejo e Reparação” (uma das poucas que salvam-se neste filme). Isto se deve ao fato de o filme ser muito querido entre os críticos do mundo todo e, levando-se em conta que o filme raramente irá faturar o prêmio mais importante, a Academia tentaria compensar o longa com este prêmio.


Melhor Animação Longa-Metragem:


Persepolis

* Ratatouille

Tá Dando Onda


Dos três indicados o único a que assisti foi “Ratatouille”. A animação realmente é fantástica, apesar dos defeitos que possui, e certamente sairá vencedora na categoria “Melhor Animação Longa-Metragem”. Isto se deve a diversos fatores, tais como: à sua inserção na lista dos 10 melhores de 2007, elaborada pela A.F.I. (American Film Institute), à sua ótima reputação perante aos críticos do mundo todo e à sua ousadia ao criticar justamente os críticos que o valorizaram tanto.


Melhor Roteiro Adaptado:


Desejo e Reparação

Longe Dela

O Escafandro e a Borboleta

* Onde os Fracos Não Têm Vez

Sangue Negro


Em termos de Oscar uma coisa é certa: raramente um filme vence o prêmio principal sem antes vencer melhor roteiro adaptado ou original (dependendo o caso). Levando-se em conta que apostei em “Onde os Fracos Não Têm Vez” para Melhor Filme, provavelmente o filme dos Cohen deverá levar o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.


Melhor Roteiro Original:


* Juno

Lars and the Real Girl

Conduta de Risco

Ratatouille

The Savages


Repetindo o que havia dito na categoria de Melhor Roteiro Adaptado: raramente um filme vence o prêmio principal sem antes vencer melhor roteiro adaptado ou original (dependendo o caso). Dos longas supracitados, os únicos que concorrem a Melhor Filme são “Conduta de Risco” e “Juno”, contudo, o segundo filme parece ter obtido mais respeito por parte da crítica que o primeiro. Isso sem contar que o filme de Gilroy parece ter uma premissa previsível demais para uma obra que almeja conquistar um Oscar® de Melhor Roteiro Original.


Melhor Montagem:


O Ultimato Bourne

O Escafandro e a Borboleta

Na Natureza Selvagem

* Onde os Fracos Não Têm Vez

Sangue Negro


Assim como é cada vez mais difícil vermos um vencedor de Melhor Filme faturar o respectivo prêmio sem antes faturar Melhor Roteiro Original ou Adaptado, tem sido cada vez mais difícil testemunharmos o mesmo incidente ocorrer em Melhor Montagem. Os membros da Academia parecem, cada vez mais, valorizar a dinamicidade de um filme (talvez por este motivo “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” não tenha se saído muito bem nas indicações) e por este motivo, aposto veementemente que o provável vencedor de Melhor Filme vencerá também Melhor Montagem. Sendo assim, “Onde os Fracos Não Têm Vez” leva mais uma.


____________________________________________________________________

6 comentários:

Jovita disse...

Daniel, eu estou bem por fora do que está acontecendo na movimentação da pemiação. Porém ao contrário de você, não acredito numa provável vitória da Marion. Mesmo eu não tendo assistido "Piaf - um hino ao amor", as pessoas que disseram ter asssistido ao longa comentam que ela está soberba, mas o fato é que a moça é francesa e isso dificulta muito as coisas. Imagino que vai dar Julie Christie.
Quanto ao duelo Day-Lewis X Depp, já é mais complicado. Os dois são ótimos, chega a ser injusto. Creio que o Day-Lewis sai vencedor dessa, até porque lembro que no Oscar de 2003 ele estava super cotado pra levar a estatueta pra casa e no fim das contas deu Adrien Brody (escolha mais do que justa, diga-se de passagem).

Daniel Esteves de Barros disse...

Christie é mais provável, mas eu ainda aposto em uma zebra.
Aposto em Lewis, pois como disse, "Sangue Negro" está tendo muito mais repercussão que "Sweeney Todd".
Também achei mais justo conferir a estatueta a Brody ao invés de Lewis.

Unknown disse...

Também estou um tanto por fora desse Oscar, mas diferente de você acredito que quem vá ganhar como Melhor Filme seja "Sangue Negro", e minha aposta pra Atriz, assim como da Jovita, é para Julie Christie.

Daniel Esteves de Barros disse...

Talvez em atriz, tanto protagonista quanto coadjuvante, eu esteja arriscando muito, mas mesmo assim manterei minhas apostas.

Quanto a "Sangue Negro" o filme não está fazendo uma campanha tão forte quanto "Onde os Fracos Não Têm Vez", portanto, o meu voto segue para o filme dos Cohen, mesmo admitindo que o longa de Paul Thomas Anderson tem fortíssimas chances de se eleger.

Ricardo Bianchetti disse...

Daniel,discordo de você apenas na categoria de Melhor Atriz,esse ano vai dar Julie Christie.Agora "Sweeney Todd" ser ignorado é a prova que o Oscar odeia Tim Burton

Daniel Esteves de Barros disse...

Pois é, Melhor Atriz, assim como Melhor Atriz Coadjuvante, arrisquei demais, mas ainda manterei os meus palpites, até conferir todas as atuações.