sábado, 26 de janeiro de 2008

Heath Ledger












Qual a única coisa capaz de ofuscar o brilho do anúncio dos indicados ao Oscar? Muitos imaginaram que fosse a greve dos roteiristas, mas parece que o destino pregou uma peça em todos e nos deixou atônitos. A morte prematura de uma estrela ascendente.


28 anos, bonito, talentoso e rico. Parece o perfil perfeito de uma estrela de Hollywood, que ganha milhões estampando sua imagem em blockbusters à toa. Mas Ledger fugia disso, parecia ser uma gota d'água no imenso oceano de futilidade de Hollywood. Era um ator instintivo, que interpretava com a alma, nos fazia viajar pelos conflitos e pela personalidade de suas personagens.


O auge veio com O Segredo de Brokeback Mountain, onde ele conseguiu a proeza de nos deixar na dúvida, afinal, Ennis Del Mar não parecia ser homossexual, ele se apaixonou pela pessoa Jack Twist, não pelo homem Jack Twist. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar, que Ledger não ganhou. Mas a estatueta do careca dourado parecia só uma questão de tempo, com todo aquele talento e sabedoria para escolher os papéis, alguém duvidava que mais cedo ou mais tarde ele ganharia um Oscar?


Na última semana fui a uma sessão de “Eu Sou a Lenda” e para minha surpresa e satisfação me deparei com o trailer do novo filme do Batman, O Cavaleiro das Trevas. "Nossa! O que é isso?", eu ficava pensando ao ver Ledger na tela. Mas do que um simples vilão, o seu Coringa fez todo mundo ali esquecer da performance de Jack Nicholson no filme de Tim Burton; mais, fez todo mundo esquecer que o trailer era de um filme do Batman. A impressão que tínhamos era a de que o filme na verdade era do Coringa, e pela atuação de Ledger, não duvido muito que o seja. Que descanse em paz!


____________________________________________________________________

3 comentários:

Daniel Esteves de Barros disse...

Radamés, seu texto foi redigido e postado em uma hora para lá de conveniente.
Eu estava pensando em fazer algo do tipo, mas prestar homenagem a artistas não é o tipo de coisa que me atrai muito, sendo assim, não há nada mais correto que deixar este tipo de tarefa nas mãos de pessoas que realmente a executem por prazer, como foi o seu caso.
O texto ficou excelente, as palavras foram muito bem selecionadas, a mescla de objetividade com subjetividade deixou tudo bem natural, o que nos possibilita uma leitura mais prazerosa.
Quanto ao ator, certamente fará muita falta. Heath Ledger era o raro exemplo de artista que atua com a alma, com o coração e não com a mente voltada ao cachê que receberá ao final das filmagens ou então à publicidade que obterá com a sua participação no filme.
Ledger era o tipo de ator capaz de transformar um personagem estereotipado ao extremo em algo extremamente interessante, assim como ele fez com o seu William Tatcher no divertido "Coração de Cavaleiro".
Enfim, é uma pena que a vida tenha lhe deixado, pois em um mundo recheado de Orlandos Blooms, Ruffus Sewels e Bens Afflecks, um ator do naipe de Ledger certamente fará muita falta.

Ricardo Bianchetti disse...

Ledger me lembrou tanto James Dean,que tinha uma carreira e tanto pela frente...

Daniel Esteves de Barros disse...

Bem lembrado, Dean também tinha uma grande carreira artística pela frente, mas teve um trágico fim enquanto ainda era muito jovem, possuía 24 anos (mesma idade que a minha) na data de sua morte.