terça-feira, 24 de março de 2009

"Meu" Oscar® 2009

Passou-se um mês desde a cerimônia do Oscar® 2009 e decidi “brincar” um pouquinho de “Meu Oscar®”. Como vem a ser tal brincadeira? Primeiramente, imagine-me como dono do mundo. Onde você vê claramente edificações, passe a ver destroços e ruínas, sob uma gargalhada “luciferiana” oriunda de um psicopata ultra-niilista que acabara de conquistar o poder supremo da raça humana e está decidido a exterminá-la de uma vez por todas. Imagine um mundo devastado sob minha batuta. Imaginou? Agora imagine como seria a cerimônia do Oscar® sob a minha batuta. Imaginou? Pois imaginou errado. Veja como seria logo mais abaixo (obs.: não deixe de ler as várias observações contidas no final do texto).



PS: Espero que gostem da montagem acima que o Seu Tóinho do boteco da esquina fez para mim, pois caso eu domine o mundo, ele será o meu tesoureiro, e não seria muito inteligente ridicularizar a foto feita pelo tesoureiro do Imperador da Terra.


Melhor Montagem:

* Chris Dickens por Quem Quer Ser um Milionário?

* Lee Smith por Batman - O Cavaleiro das Trevas

* Ayhan Ergürse, Bora Gökşingöl e Nuri Bilge Ceylan por Três Macacos

* Daniel Rezende por Tropa de Elite

* Joel Cox e Gary Roach por A Troca


Melhor Atriz Coadjuvante:

* Viola Davis por Dúvida

* Rosemarie DeWitt por O Casamento de Rachel

* Francis McDermond por Queime Depois de Ler

* Penelope Cruz por Vicky Cristina Barcelona

* Tilda Swinton por O Curioso Caso de Benjamin Button


Melhor Ator Coadjuvante:

* Heath Ledger por Batman - O Cavaleiro das Trevas

* Carlo Del Sorbo por Gomorra

* Milhem Cortaz por Tropa de Elite

* Brad Pitt por Queime Depois de Ler

* John Malkovich por A Troca


Melhor Atriz:

* Anne Hathaway por O Casamento de Rachel

* Meryl Streep por Dúvida

* Kate Winslet por O Leitor

* Scarlett Johansson por Vicky Cristina Barcelona

* Angelina Jolie por A Troca


Melhor Ator:

* Wagner Moura por Tropa de Elite

* Mickey Rourke por O Lutador

* Frank Langella por Frost/Nixon

* John Malkovich por Queime Depois de Ler

* Sean Penn por Milk - A Voz da Igualdade


Melhor Roteiro Adaptado:

* Jonathan Nolan e Christopher Nolan por Batman - O Cavaleiro das Trevas

* Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni di Gregorio, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso e Roberto Saviano por Gomorra

* David Hare por O Leitor

* Peter Morgan por Frost/Nixon

* John Patrick Shanley por Dúvida


Melhor Roteiro Original:

* Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha por Tropa de Elite

* Ebru Ceylan, Nuri Bilge Ceylan e Ercan Kesal por Três Macacos

* Andrew Stanton por Wall-E

* J. Michael Straczynski por A Troca

* Woody Allen por Vicky Cristina Barcelona


Melhor Diretor:

* Danny Boyle por Quem Quer Ser um Milionário?

* Nuri Bilge Ceylan por Três Macacos

* Darren Aronofsky por O Lutador

* David Fincher por O Curioso Caso de Benjamin Button

* Christopher Nolan por Batman - O Cavaleiro das Trevas


Melhor Filme:

* Tropa de Elite

* Batman - O Cavaleiro das Trevas

* Três Macacos

* Wall-E

* A Troca


Obs. 1: Por mais cruel e ditador que eu seja, não segui os tradicionalismos da Academia e selecionei TODOS os filmes que estrearam nos Estados Unidos no ano de 2008 (e que eu tive a oportunidade de assistir, naturalmente). O que inclui, é claro, o nosso subestimado “Tropa de Elite”, que fora equivocadamente chamado de fascista lá fora, o que o difamou a ponto de nem chegar perto do Oscar que, inquestionavelmente, merecia levar para casa (principalmente em um ano tão pífio para o Cinema como foi este).

Osb. 2: Falando em filmes estrangeiros lançados comercialmente nos EUA em 2008, não sei se o terror espanhol “[REC]” foi lançado por lá no ano passado, mas caso tenha sido, considere-o em terceiro lugar em Melhor Direção, em quarto lugar em Melhor Atriz e em quinto lugar em Melhor Montagem (ou Edição, caso prefira).

Obs. 3: A propósito, já que mencionei acima as possíveis colocações de “[REC]” (caso o mesmo pudesse ser selecionado) em cada categoria, gostaria de mencionar que selecionei os filmes de acordo com a minha ordem de preferência, ou seja, em Melhor Montagem, por exemplo, o Oscar® ficaria com “Quem Quer Ser um Milionário?” (como realmente aconteceu fora do “mundo” deste altista megalomaníaco que vos escreve), o 2° lugar ficaria com “Batman – O Cavaleiro das Trevas” e o 3°, 4° e 5° ficariam, respectivamente, com “Três Macacos”, “Tropa de Elite” e “A Troca”.

Obs. 4: Está sentindo falta das categorias Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Visuais e etc...? Pois é, mas o bem da verdade é que assumo que fui preguiçoso e não queria queimar os poucos neurônios que me restam, portanto, selecionei apenas as categorias que mais me atraem.

Obs. 5: Quer dizer que se formos seguir a lógica do parágrafo acima, podemos concluir que Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Animação não me atraem? De forma alguma, em um mundo manipulado por mim, todos os filmes seriam iguais e mereceriam concorrer a Melhor Filme, sejam eles estrangeiros ou não (tanto que três dentre os cinco indicados não são necessariamente filmes estadunidenses e/ou com personagens em carne e osso), quebrando-se definitivamente paradigmas como as categorias: Melhor Animação e Filme Estrangeiro.

Obs. 6: Antes que alguém me questione, eu respondo. Não assisti a filmes como “Che – O Argentino”, “Che – A Guerrilha”, Nova York, “Sinedoche” e muitas outras produções que estrearam no circuito estadunidense em 2008. Assim sendo, não os considerei nesta “premiação”. É claro que, caso os assista posteriormente e conclua que tais obras são dignas de figurar em tal relação, alterarei a mesma e a postarei aqui no Cine-Phylum.

Obs. 7: Como seria a cerimônia? Bem, os prêmios seriam entregues sem “viadagem” (sem ofensas aos homessexuais) e sem “embramação”. Colocaria Scarlett Johansson e Keira Knightley nuas juntas anunciando os vencedores (sem fírulas, conforme já disse) e, entre um anunciado e outro, faria com que as moças recitassem uma frase escrita por Friedrich Wilhelm Nieztsche. Isso, é claro, antes de ambas aplicarem uma ligeira sessão de sexo oral recíproco. Gostaram do modo como a apresentação se desenrolaria? Não? Azar o seus, porque quem manda, sou eu, e quem questiona, eu mato!

Voltemos ao mundo real agora (tentando, ao menos)!

Um grande abraço a todos!
Daniel Esteves de Barros – Editor do Cine-Phylum.

2 comentários:

Jonathan Rodrigues disse...

huhsauhauhsuhauhshua

minha opnião?

mas é claro que discordei de quase tudo desta lista! xD

Daniel Esteves de Barros disse...

Ok, então continue com os 8 Oscar do superestimado "Quem Quer Ser um Milionário?".