segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Crítica - A Primeira Noite de um Homem

Comédias Românticas definitivamente não me atraem. Trata-se de um gênero recheado de piadinhas forçadas e de estereótipos. É a típica “estorinha” (no sentido mais pejorativo o possível da palavra) onde a mocinha ama o mocinho que está envolvido com a vilã “duas caras”, mas no final a vilã é “desmascarada” e mocinho e mocinha vivem felizes para sempre. Uma comédia romântica extremamente diferente destas é esta “A Primeira Noite de um Homem” que, apesar de se aprofundar demais em um romance que não tem tanta importância para o resultado final do filme e de iniciar de maneira muito rápida e artificial o romance que realmente importa, conta com um estudo bem amplo de seus personagens, que são para lá de interessantes, além do excelente senso de humor que possui. Um filme que ficou aquém de minhas expectativas, mas ainda assim, uma obra de Arte.

Título Original: The Graduate
Gênero: Comédia Romântica
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1967
Estúdio: Embassy Pictures Corporation
Distribuição: Embassy Pictures Corporation
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Calder Willingham e Buck Henry, baseado em livro de Charles Webb
Produção: Mike Nichols e Lawrence Turman
Música: Dave Grusin e Paul Simon
Direção de Fotografia: Robert Surtees
Desenho de Produção: Richard Sylbert
Figurino: Patricia Zipprodt
Edição: Sam O'Steen
Elenco: Dustin Hoffman (Benjamin Braddock), Katharine Ross (Elaine Robinson), Anne Bancroft (Sra. Robinson), William Daniels (Sr. Braddock), Murray Hamilton (Sr. Hamilton), Elizabeth Wilson (Sra. Braddock), Brian Avery (Carl Smith), Walter Brooke (Sr. McGuire), Norman Fell (Sr. McCleery), Alice Ghostley (Sra. Singleman) e Richard Dreyfuss (Hóspede do hotel).


Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido por uma amiga de meia-idade (Anne Bancroft) de seus pais. Mas na verdade ele está interessado é na filha (Katharine Ross) dela.


The Graduate Trailer


Crítica:


Logo após sair de um avião que acabara de pousar, o lento e desinteressante trajeto realizado por um rapaz através de uma esteira automática é acompanhado pelas magníficas câmeras de “Mike Nichols”. Durante este trajeto, absolutamente nada acontece, a não ser algumas pessoas que passam ao lado do indivíduo cabisbaixo, inexpressivo e cheio de incertezas, sem nem ao menos notarem o sujeito. Aparentemente a cena não tem praticamente nada de interessante, a não ser é claro, a música “The Sound of Silence” e a perfeita direção de “Nichols” conforme já fôra citado. Contudo, é com o passar do tempo que o espectador conclui que tal cena retrata, na realidade, a vida medíocre e insossa do protagonista. Um rapaz cuja existência se resumiu a estudar, consumir bens materiais que não lhe trouxeram nenhuma satisfação pessoal, receber proteção exacerbada por parte dos pais e é claro, conviver em um mundo onde pessoas entram e saem de sua vida, deixando um inconfortável vazio na mesma. São cenas como esta que transformam “A Primeira Noite de um Homem” em uma comédia romântica incrivelmente superior às demais produzidas atualmente. Apesar de não ser um filme perfeito, como é considerado por muitos, o longa brilhantemente dirigido por “Nichols” (uma das melhores e mais revolucionárias direções de todos os tempos, diga-se) apresenta críticas a vários estereótipos encontrados nos anos 60. Temos aqui a retratação de uma sociedade hipócrita onde maridos não dão atenção às esposas por pensarem apenas em negócios, mulheres solitárias que decidem trair seus esposos com a primeira pessoa inocente que aparecer em sua frente e, principalmente, jovens que passam a vida toda sendo pajeados materialmente pelos pais e são lançados ao mercado de trabalho sem ter certeza de nada do que querem. Infelizmente o longa se estende excessivamente ao retratar o inusitado romance do protagonista com a famosíssima Sra. Robinson (Bancroft, sedutora) e inicia de maneira muito artificial o romance entre Ben (Hoffman, perfeito) e Elaine (Ross, linda e meiga).

Avaliação Final: 9,0 na escala de 10,0.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez descordo da resenha
O romance de Ben com a Sra Robinson não é só importante,mas também acaba sendo a alma do filme de Nichols
E lá que vemos toda a sensação de liberdade e o constragimento do ingenuo estudante que descobre ali o amor e da sedutora Sra. Robinson que vai deixando ele dançar conforme a sua música

Daniel Esteves de Barros disse...

Ainda assim acredito que o romance entre Ben e Elaine deveria ter sido iniciado de uma maneira mais convincente pelo roteiro.
Eles mal se conhecem e, repentinamente, se apaixonam. Achei algo meio artificial e formulaico.
De qualquer forma, adorei tanto o filme que estou com uma incontrolável vontade de reassisti-lo estes dias (e é extremamente difícil um filme me despertar esta vontade).