sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Saldo da Aposta dos Indicados ao Oscar 2009

Uma vez publicadas as listas com os meus palpites sobre os possíveis indicados ao Oscar 2009 e os filmes que realmente foram indicados ao prêmio, farei aqui um balanço sobre os meus erros e acertos e, como não poderia deixar de ser, opinarei sobre a decisão dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas:

Melhor Filme:
Acertei 60% dos palpites.
Considerações: a grande surpresa fica por conta da esnobada que a Academia deu em “Foi Apenas um Sonho” ou, no original, “Revolutionary Road”. Com o perdão pelo péssimo trocadilho, a indicação deste aos principais prêmios “foi apenas um sonho” (é, eu sei, a piada foi infame, não é mesmo? Acontece que estou treinando para roteirizar o programa “Zorra Total”). Surpreendente também foi a não indicação de “The Wrestler” aos principais prêmios, uma vez que o mesmo era dado quase como certo na disputa. Outro grande acontecimento inesperado foi a indicação de “O Leitor” para Melhor Filme. O longa havia sendo esnobado pelas principais premiações e a sua indicação acabou deixando-nos boquiabertos. Não imaginava também que “Frost/Nixon” pudesse concorrer, uma vez que o mesmo estava recebendo muitas críticas negativas da mídia especializada. Os demais indicados? Só assisti a “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “Quem Quer Ser um Milionário? (até que enfim “Slumdog Millionnarie” ganhou um título nacional, muito ruim diga-se, mas ainda assim é um título nacional) e digo, ambos são superestimados e, infelizmente, a disputa deverá ficar entre os dois. Lastimável “O Cavaleiro das Trevas”, “Wall-E” e “A Troca” terem ficado de fora.

Melhor Diretor:
Acertei 80% dos palpites.
Considerações: parece que, ao lado da esnobada atribuída a “Foi Apenas um Sonho”, a valorização de “O Leitor” foi a maior surpresa desta revelação de indicados ao Oscar. Da mesma forma que não contava com o filme de Stephen Daldry para Melhor Filme, também não apostava um centavo sequer na sua indicação para Melhor Diretor. Quanto aos demais, digo que eram previsíveis. Aproveito para ratificar a decisão da Academia em indicar Fincher e Boyle, afinal de contas, se seus filmes contam com defeitos, estes não se devem a seus trabalhos, sobretudo o primeiro que conferiu uma sensibilidade fora do comum a “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

Melhor Roteiro Original:
Acertei 40% dos palpites (vergonha!!!).
Considerações: quem poderia imaginar que “Vicky Cristina Barcelona”, “Gran Torino” e “The Wresler” fossem ficar de fora (sobretudo o filme de Woody Allen, cineasta este que nunca fica de fora de uma disputa)? Todos os três estavam sendo ovacionados demais e esperava-se que a Academia reconhecesse isso. No entanto, não foi o que aconteceu. Lamentável o ótimo filme de Woody Allen ficar de fora deste quesito que, sem duvida alguma, merecia concorrer. Quanto a “Milk” e “Wall-E”, ambos eram previsíveis e confesso ter ficado extremamente feliz ao ver o filme do simpático e carismático robozinho concorrendo a um prêmio tão importante (apesar de que o mesmo também merecia concorrer por Melhor Diretor e Melhor Filme). Quanto aos demais filmes, terei de assistir aos mesmos para confirmar se merecem, ou não, tal indicação (e isso será ótimo, principalmente levando-se em conta que eu gostaria muito de assistir a “Na Mira do Chefe”, uma vez que não tive a oportunidade de conferir a sua estréia no Cinema).

Melhor Roteiro Adaptado:
Acertei 80% dos palpites (pronto, estou começando a recuperar minha honra!!!).
Considerações: preciso comentar? É claro que o único erro que cometi aqui deve-se à zebra desta temporada: o filme “O Leitor”. A propósito, preciso assisti-lo o quanto antes para confirmar o que ele possui de tão especial a ponto de surpreender todo mundo. Quanto aos demais, discordo das indicações de “Quem Quer Ser um Milionário?” e, principalmente, da enxurrada de clichês chamada “O Curioso Caso de Benjamin Button”. “Duvida” (Doubt) e “Frost/Nixon” estavam recebendo muitas indicações em outras premiações neste quesito, logo, tornou-se fácil deduzir que ambos seriam indicados aqui.

Melhor Montagem:
Acertei 100% dos palpites (UAU!!! Agora sim restabeleci minha honra por completo!!!).
Considerações: gostei muito da montagem de “O Cavaleiro das Trevas” e até mesmo das montagens de “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “Quem Quer Ser um Milionário?”, logo, não tenho o que reclamar aqui (apesar de ter sentido uma falta tremenda de “A Troca” e “Wall-E”, mas tudo bem). Mais uma vez deduzi “Milk” e “Frost/Nixon” pelo mesmíssimo motivo: ambos estavam sendo muito bem cotados neste item e as chances de ficarem de fora seriam praticamente nulas. Quanto a “O Cavaleiro das Trevas”, este foi um filme muito bem recebido pela crítica e pelo público e era óbvio que a Academia iria lhe ceder ao menos uma vaga dentre, pelo menos um, dos prêmios principais.

Melhor Ator:
Acertei 80% dos palpites.
Considerações: conforme mencionei, ninguém esperava a esnobada da Academia em cima de “Foi Apenas um Sonho”, logo, a vaga de Leonardo DiCaprio sendo preenchida por Richard Jenkis era algo inesperado (ao menos para mim, levando-se em conta que DiCaprio sempre concorre a alguma coisa). Quanto aos demais, não há nenhuma novidade. Ah, e Brad Pitt merece sim ser indicado, pois é como disse, se “...Benjamin Button” possui falhas, as mesmas estão presentes no roteiro do mesmo, e não nos demais quesitos da obra, sobretudo na magnífica atuação de Pitt.

Melhor Atriz:
Acertei 80% dos palpites.
Considerações: longe de querer criar tergiversações para justificar meu erro, digo que a culpa foi da Academia. Sim, o papel de Kate Winslet em “O Leitor” é tido como coadjuvante, e não protagonista, logo, a atriz está concorrendo pelo filme errado na categoria errada. O correto seria indicá-la da maneira que previ, melhor atriz por “Foi Apenas um Sonho”. Preciso comentar o quão feliz fiquei com a indicação de Jolie por “A Troca”? Não, não é mesmo? A Academia tinha que atribuir uma indicação de peso ao filme de Eastwood, escolheu esta. Quanto as demais atuações, ainda não as conferi.

Melhor Ator Coadjuvante:
Acertei 80% dos palpites.
Considerações: juro que ia inserir Robert Downey Jr. por “Trovão Tropical”, mas na hora H optei por um dos queridinhos da Academia neste ano. Não, não me refiro a Dev Pael, mas sim a supervalorização de “Quem Quer Ser um Milionário?”. Afinal de contas, por mais que a atuação de Downey Jr. se mostrasse superior à de Pael, como seria possível a Academia deixar uma de suas maiores apostas de fora deste quesito e dar a vaga a um ator que trabalhou em um filme que não receberá nenhum prêmio durante a cerimônia? Pois é, acontece que os votantes decidiram quebrar alguns paradigmas e colocar um papel menos, digamos, sério para concorrer ao troféu em questão. Fora Downey Jr., os demais candidatos eram ridiculamente previsíveis e a indicação deles era mais do que óbvia, principalmente Heath Ledger que, certamente ficará com o prêmio póstumo.

Melhor Atriz Coadjuvante:
Acertei 60% dos palpites (minha honra volta a ser questionada!!!).
Considerações: aqui reconheço que foi falha minha. Bem, não apenas falha minha como também da Academia, afinal de contas, conforme já havia mencionado, quem poderia adivinhar que os votantes iriam considerar o papel de Winslet em “O Leitor” como sendo personagem principal e não coadjuvante? Agora, reconheço que falhei terrivelmente ao esnobar “Dúvida”, que irá concorrer contando com duas atrizes indicadas ao mesmo prêmio: Amy Adams e Viola Davis (algo raro de se ver no Oscar). Confesso que fui uma anta ao esnobar o filme em questão e, por este motivo, desperdicei dois votos. A indicação de Penelope Cruz é mais do que merecida e, quanto as demais atrizes, ainda não pude acompanhar o trabalho destas.

Melhor Trilha-Sonora Original:
Acertei 80% dos palpites (minha honra volta a ser enaltecida!!!).
Considerações: Uma coisa é certa, neste quesito, todo ano concorre a animação que irá levar o prêmio de Melhor Animação (no caso, “Wall-E”) e quase todo ano concorrem os dois filmes que têm mais chances de faturar o prêmio de Melhor Filme (no caso, “... Button” e “... Milionário?”). Há também o filme que disputará Melhor Filme sem muitas chances de vencer (no caso, “Milk”) e, como sempre, a obra surpresa. Esperava ser surpreendido por “Gran Torino”, marquei bobeira e fui surpreendido por “Defiance”. Coisas da vida. Enfim, gosto muito das trilhas de “Wall-E”, “... Button” e “... Milionário”, logo, todas as três mereceram a indicação. As outras duas desconheço.

Melhor Canção Original:
Acertei 66,6% dos palpites.
Considerações: não sei onde estava com a minha cabeça de girino a ponto de fazer 5 apostas em uma categoria que só permite 3 indicações. Enfim, gafes à parte, não esperava que, com tantas canções excepcionais, a Academia fosse ficar com duas de um mesmo filme. De qualquer forma gosto de todas as três, mas confesso que “Down to Earth” de “Wall-E” me atrai muito mais. Três indicações merecidas.

Melhor Maquiagem:
Acertei 66,6% dos palpites.
Considerações: muito têm-se comentado sobre a maquiagem de “O Leitor” e decidi apostar no mesmo. Me dei mal. Para o lugar deste a Academia indicou “Hellboy II - O Exército Dourado”. Sabia escolha, afinal de contas, a maquiagem contida no filme do “Vermelho” não só é magnífica como também é inerente à obra. “O Cavaleiro das Trevas” e “... Button” então nem se comenta, sobretudo a do segundo que consegue a façanha de deixar um bebê com a pele toda enrugada e o quarentão Brad Pitt com rosto de adolescente de 18 anos. Todas as indicações foram merecidas.

Melhor Direção de Arte:
Acertei 40% dos palpites.
Considerações: ai, ai, ai... que furada!!! Subestimei “Batman” e dava a indicação de “Australia” como quase certa. “O Leitor” foi um tiro no escuro e, justo uma das únicas categorias em que aposto no mesmo, o filme de Stephen Daldry me decepciona. Equivoquei-me amplamente também ao imaginar que “Indiana Jones 4” iria ser reconhecido pela Academia graças a força que o seu protagonista tem, mas parece que os votantes não quiseram nem saber, agiram objetivamente (ao menos uma vez na vida eles teriam que se portar de tal forma) e deixaram o filme de Spielberg de fora. Quanto a “... Button” e “Foi Apenas um Sonho” eram mais do que previsíveis as indicações de ambos. Merecidas, aliás.

Melhor Fotografia:
Acertei 60% dos palpites.
Considerações: “O Curioso Caso de Benjamin Button” não só mereceu a indicação como também merece o prêmio que certamente irá levar (uma das poucas estatuetas a que foi indicado e realmente merece por as mãos). “Quem Quer Ser um Milionário?” e “Foi Apenas um Sonho” também mereceram a indicação e foi fácil deduzir que ambos entrariam na disputa, pois estavam sendo muito bem elogiados pela qualidade de suas Direções de Fotografia. Fiquei feliz por ter errado extremamente em relação a “O Cavaleiro das Trevas” e “A Troca”, afinal de contas, ambos são dignos da indicação que receberam e se os subestimo, é porque sabia que a Academia também o viria a fazer, só não sabia que a mesma iria os reconhecer nesta categoria “Melhor Fotografia”. A esnobação sobre “Australia”, no entanto, foi, inquestionavelmente imprevisível, pois muitos profissionais não pouparam elogios em relação à qualidade da fotografia do longa em questão.

Melhor Mixagem de Som:
Acertei 60% dos palpites.
Considerações: é aquela estória: apostei em “... Benjamin Button” nesta categoria porque muitos profissionais da área falavam bem e blá, blá, blá... Mereceu? Sim, tanto que em minha crítica feita ao filme de Fincher, a fim de elogiar o trabalho dos responsáveis pela mixagem de som, citei o exemplo do vento uivando e o modo como este nos introduz ao clima da obra. Vale lembrar também a cena da batalha naval, onde a mixagem de som colabora muito para a perfeita execução desta. Apostei em “Batman - O Cavaleiro das Trevas” e “Wall-E” por ter deduzido que ambos eram barulhentos o suficiente para concorrem ao prêmio. Agora, seguindo a lógica de que quanto mais barulhento for um determinado filme maior é chance deste concorrer à categoria “Melhor Mixagem de Som”, por que cargas d’água não apostei em “O Procurado” e “Quem Quer Ser um Milionário?”?

Melhor Edição de Som:
Acertei 60% dos palpites.
Considerações: os mesmíssimos comentários da categoria supra, mas com um único acréscimo: “Australia” e “Defiance” são filmes barulhentos, mas “O Procurado” e “Quem Quer Ser um Milionário?” são ainda mais. Por este motivo a vaga ficou com estes dois últimos e não com os filmes em que eu havia apostado outrora.

Melhores Efeitos Especiais:
Acertei 100% dos palpites.
Considerações: não só são os três mais bem comentados no que diz respeito a efeitos especiais como também são, definitivamente, os três longas que mais se destacam nesta categoria. Todos muito bons. Todos mesmo.

Melhor Animação:
Acertei 66,6% dos palpites.
Considerações: “Bolt - O Supercão” no lugar de “Valsa Com Bashir”?! Mas que m... é essa? Pro inferno com essa Academia ridícula. Já não basta indicar o superestimado “O Curioso Caso de Benjamin Button” em 13 categorias, os velhotes ridículos ainda colocam um filminho tolo como “Bolt...” no lugar de “... Bashir”? Enfim, tão previsível quanto a vitória de Ledger em “Melhor Ator Coadjuvante” é a vitória de “Wall-E” nesta categoria. Aliás, em um mundo minimamente decente, “Wall-E” não só mereceria vencer nesta categoria como também mereceria concorrer e vencer na categoria de “Melhor Filme” também (é claro que caso a animação de Stanton concorresse diretamente com “O Cavaleiro das Trevas”, o longa do Homem-Morcego justamente levaria a melhor). Quanto às outras animações, ambas são duas porcarias superestimadas. Vaias para a Academia! Morte aos membros que a compõe!

Melhor Filme Estrangeiro:
Acertei 60% dos palpites.
Considerações: dentre os indicados, confesso ter assistido somente a “Valsa Com Bashir” e os demais foram meros ‘chutes’ embasados em outras premiações. Ainda assim tive a felicidade de ter acertado a maioria dos filmes.
Considerações finais: estou muito contente por ter acertado a maior parte dos filmes em que apostei (salvo “Melhor Roteiro Original” e “Melhor Direção de Arte”. Pesquisei bastante a respeito antes de postar a minha lista e meu esforço não foi em vão. Quanto às decisões da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, só uma coisa a declarar: que Hitler, Mussolini, Pinochet e Stalin renasçam e passem a perseguir todos os membros da Academia, submetendo-os (não apenas eles mas as suas próximas dez gerações) a todos os tipos de torturas cruéis, insanas, psicóticas e desumanas que se possa imaginar. Em breve, postarei um texto sobre a minha indignação para com o Oscar deste ano.

Abraços a todos!

Daniel Esteves de Barros - Editor do Cine-Phylum.

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