quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Oscar e Suas Injustiças

Época de Oscar, no mundo do cinema não se fala em outra coisa,acontece é que um filme vencedor do Oscar ganha um respieto incrível e faz a produtora ganhar alguns milhões a mais.Foram lançados a lista dos indicados este ano: "Onde os Fracos não têm Vez"; "Sangue Negro"; "Juno"; "Desejo e Reparação" e "Conduta de Risco" e onde estaria "Sweeney Todd"? Será que não foi indicado pelo fato de a Academia não gostar de Tim Burton ou pelo excesso de conservadorismo? Quem vai saber! Acontece que quase nunca o melhor filme do ano vence o Oscar,e estou aqui para listar as maiores injustiças que a Academia fez desde que começou seus prêmios.

Concordam? Discordam? Leiam e opinem!

1939/1940 - Os erros não tardam a começar, durante a década de 30 a Academia ignorou de todo modo que podia o cinema mudo e principalmente o cinema de Charles Chaplin, 1939 foi um ano particularmente difícil a escolha: Nos Tempos da Diligências/O Morro dos Ventos Uivantes/O Mágico de Oz/A Mulher Faz o Homem/...E o Vento Levou concorreram, em 1940 não foi um ano com menos obras-primas:As Vinhas da Ira/Correspondente Estrangeiro/O Grande Ditador/Nupcias de Escândalo/Rebecca brigavam na categoria Melhor Filme,o fato é que com excessão de "Correspondente Estrangeiro" todos os outros nove mereciam um Oscar,quem leva a melhor foi "...E O Vento Levou" e "Rebecca".Justo!

1941 -A quem diga que "Como Era Verde Meu Vale" é um filme muito bom,pois em 1941 ele concorria com ninguém menos que "Cidadão Kane",considerado pelas listas de cinema o melhor filme de todos os tempos."Como Era Verde Meu Vale" cai no esquecimento e não é considerado uma das melhores obras de John Ford,outros indicados eram "Suspeita" de Alfred Hitchcock e "O Falcão Maltês" de John Huston.Só por curiosidade,o filme de Orson Welles saiu apenas com o prêmio de Roteiro Original nas mãos.

1947 - Que ano delicado!A obra prima de dois dos melhores diretores acabam batendo de frente.William Wyler com "Os Melhores Anos de Nossas Vidas" e Frank Capra com "A Felicidade não se Compra",ambos os cineastas já haviam recebidos Oscar,e não era a primeira vez que seus filmes concorriam entre si.O vencedor foi "Os Melhores Anos de Nossas Vidas",hoje ambos os filmes são consagrados,mas "A Felicidade não se Compra" consegue sempre posições melhores em listas.Deixo por conta do leitor decidir quem seria o melhor representante do Oscar 1947.

1948 - Em um ano em que "O Tesouro de Sierra Madre" venceu as cateogorias Melhor Ator Coadjuvante,Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado,o que explicaria "Hamlet" tirar o Oscar de Melhor Filme de suas mãos?

1949- "A Grande Ilusão";"Tarde de Mais" e até "Ladrões de Bicicleta" dividiram todos os prêmios daquele Oscar.O que explicaria Joseph L. Mankiewicz vencer o Oscar de Melhor Diretor aquele ano por "Quem é o Infiel?",logo o cara que quase faliu a Fox com "Cleopatra"?

1950 - Repito aqui o mesmo que aconteceu em 1947,era um ano com duas grandes obras primas:"A Malvada" de Joseph L. Mankiewicz e "Crepúsculo dos Deuses" de Billy Wilder,hoje ambos são filmes consagrados,porém "Crepúsculo dos Deuses" sempre está em posições mais elevadas nas listas."A Malvada" venceu.Quem você acha que merecia vencer.

1952- Considerado por críticos o pior filme a vencer o oscar de melhor filme "O Maior Espetáculo da Terra", de Cecil B. deMille, venceu naquele ano e pior, venceu em cima de "Matar ou Morrer".
Nota: Aquele ano o Oscar ignorou de forma gritante maior musical de todos os tempos: "Cantando na Chuva"

1956 - Duas super produções concorriam: "Os Dez Mandamentos", refilmagem de Cecil B. DeMille para seu próprio filme da década de 10 e "Assim Caminha a Humanidade", grande e ousada produção de George Stevens. Naquele ano "A volta ao Mundo em 80 Dias" venceu. Alguém ai entendeu?

1959 - Aquele pode ser considerado um ano em que Alfred Hitchcock foi ignorado pelo seu "Intriga Internacional", amargando apenas uma indicação como roteiro original, no mesmo ano "Morangos Silvestres" também não passou de indicado para Roteiro Original, e em Roteiro Adaptado "Quanto mais Quente Melhor" e "Ben-Hur" perderam para "Almas e Leião"

1960- Sou Grande fã de Billy Wilder e do seu "Se me apartamento falasse", mas em ano em que existia "Spartacus" e "Psicose", é um tanto quanto corajoso premiar o filme de Wilder.

1964 - A primeira de uma série de injustiças contra Stanley Kubrick começa aqui,"Dr. Fantástico" perde o Oscar para "Minha Bela Dama", o musical é um dos mais famosos, também nada explica a ousadia de Kubrick e as multifaces de Peter Sellers perderem o Oscar de Melhor Diretor (para Minha Bela Dama); melhor roteiro adapatado (para Bocket) e melhor ator (para Minha Bela Dama).

1967- Este foi um ano em que o Oscar conseguiu se superar, entre os indicados a melhor filme estavam três clássicos consagrados:"A Primeira Noite de um Homem";"Adivinhe quem Vem para o Jantar" e "Bonnie e Clyde". Vence "No Calor da Noite". Alguém conhece esse filme?

1971 - Um ano como poucos,três indicações de peso: Laranja Mecânica/A Última Sessão de Cinema/Operação França,o terceiro foi o vencedor,ele é considerado um dos melhores filmes policiais de todos os tempos.Laranja Mecância é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos,e Stanley Kubrick teve uma das dez melhores direções de todos os tempos,já é a terceira ocasião que Kubrick merece ganhar o Oscar de Melhor Diretor e não vence.

1975 - Outro ano grande do Oscar, desta vez não houve injustiças,mas assim como 1939 esse foi um ano apenas com obras excepcionais concorrendo a Melhor Filme, difícil escolha: Barry Lyndon/Nashville/Tubarão/Um Dia de Cão/Um Estranho no Ninho.

1976- Alguém explica como "Taxi Driver" perdeu a estatueta de Melhor Filme para "Rocky"?Ou pior, porque Martin Scorsese não foi ao menos indicado para Melhor Diretor?

1979- Foi o ano em que "Apocalypse Now" concorreu a 8 Oscar e não levou nenhum,com direito a perder Melhor Filme para "Kramer Vs Kramer". Fracis Ford Coppola perdeu o Oscar de Melhor Direção para Robert Benton (Kramer Vs Kramer) e o merecido Oscar de Melhor Ator Coadjuvante de Robert Duvall foi para Melvyn Douglas (Muito Além do Jardim).

1980-Em um ano em que "Touro Indomável" havia sido lançado e que Martin Scorsese merecia o prêmio de Melhor Diretor, em um ano em que "Star Wars V: O Império Contra Ataca havia sido ignorado das categorias principais e que "O Iluminado" foi subestimado de todas as formas possíveis e "O Homem Elefante" concorreu mas não venceu, não foi estranho "Gente como a Gente" sair vencedor.

1985 - Talvez ali tenha sido cometida a única injustiça contra Steven Spielberg, 85 era um ano para "A Cor Púrpura" vencer e a ótima atuação de Whoopi Goldberg sair consagrada. Nem uma coisa, nem outra.

1990 - "Dança com Lobos" é um filme excelente, bonito, mas em um ano que concorriam "O Poderoso Chefão parte 3";"Tempo de Despertar" e sobretudo "Os Bons Companheiros" é de se estranhar que ele arremate Sete Oscars,ainda mais o de Melhor Filme e Melhor Diretor que estariam muito melhores nas mãos de "Os Bons Companheiros"e Martin Scorsese.

1994- Um ano de cinco obras primas do cinema,um ano que seria difícil escolher apenas um para vencer o prêmio. Concorriam Um Sonho de Liberdade/Quatro Casamentos e um Funeral/Quiz Show/Pulp Fiction/Forrest Gump. "Forrest Gump" acabou vencendo por atender mais as exigências da academia.

1998- Um ano de erros nas principais categorias do Oscar."Shakespeare Apiaxonado" vencer melhor filme quando tinhamos "O Resgate do Soldado Ryan" concorrendo.Roberto Benigni com seu engodo "A Vida é Bela" vai e vence Edward Norton,que fez uma atuação de verdade em "A Outra História Americana",ainda com "A Vida é Bela",um insulto tal filme ter vencido de "Central do Brasil" a categoria Melhor Filme estrangeiro e insulto igual foi Gwyneth Paltrow(Shakespeare Apaixonado) tirar o Oscar das mãos de Fernanda Montenegro (Central do Brasil) ou Cate Blanchett (Elizabeth),em Melhor Roteiro Original,ver "Sakespeare Apaixonado" tirar o Oscar do criativo "O Show de Trumar" é terrível,e em Roteiro Adaptado "Deuses e Monstros" vence "Além da linha Vermelha".Festival de erros!

2002- Um ano com cinco grandes indicados: O Senhor dos Anéis:As Duas Torres/O Pianista/As Horas/Gangues de Nova York/Chicago. A única revolta é que o mais fraquinho dos cinco,"Chicago" levou o prêmio de Melhor Filme.



____________________________________________________________________

7 comentários:

Daniel Esteves de Barros disse...

Ricardo, novamente você nos contemplou com um ótimo texto. Bastante dinâmico este, diga-se.

Achei muito conveniente seus comentários, alguns eu discordei imensamente, outros concordei imensamente, mas no geral suas opiniões bateram com as minhas.

É por estas e outras que digo que o Oscar não mexe tanto comigo, assim como mexe com outros cinéfilos. É claro, raramente um filme é indicado ao prêmio principal sem nem ao menos ser um filme bom. Mas o problema é: o Oscar faz justiça? Como você mesmo exemplificou utilizando uma metodologia para lá de empirista, é óbvio que não!
Para se vencer um Oscar deve seguir uma série de normas padronizadas pela Academia. Só para citar um exemplo: o longa que possuir tal intento, não pode ser inovador demais, nem de "menos". Deve-se inovar evitando clichês e estereótipos, mas também evitar ir além daquilo que a Academia considera como limite.
"Pulp Fiction" inovou, recebendo uma indicação ao Oscar por isso, mas passou dos limites, perdendo o Oscar por isso. E aí? E aí que venceu "Forrest Gump", que é um ótimo filme, mas é redondinho do jeito que a Academia exige que seja.
Talvez por este motivo ainda tenha esperanças de que "Sangue Negro" vença melhor filme. "Onde os Fracos Não Têm Vez" é um filme inovador demais, "Sangue Negro" já é um pouco mais conservador (não do ponto de vista político (até mesmo porque, olhando por este prisma o filme é ultra subversivo), mas sim do ponto de vista artístico) e debate um tema muito adorado pelos membros da Academia: a ambição humana.

Ricardo Bianchetti disse...

Quando fiz as pesquisas necessárias para elaborar o texto achei vários outras injustiças,sinta-se a vontade para discordar/concordar,mas é como você disse.Oscar não visa premiar o melhor filme do ano,mas sim os filmes que mais se enquadram ao padrão da academia.Não que sejam ruins,como você mesmo citou "Forrest Gump".

Obrigado pelos elogios

Daniel Esteves de Barros disse...

"Oscar não visa premiar o melhor filme do ano,mas sim os filmes que mais se enquadram ao padrão da academia."

É por este motivo que aposto em "Sangue Negro" este ano :)

Anônimo disse...

"All About Eve" (A Malvada) x "Sunset Blvd." foi a melhor disputa que eu já vi. Sobre os concorrentes desse ano, tenho uma grande aversão pelos irmãos Coen, mas se eles ganharem, tudo bem... Realmente ver Apocalypse Now (o melhor de Brando) e Taxi Driver (o melhor de DeNiro) sairem de mãos abanando dá uma mostra de como o oscar funciona.

parabéns pelo blog!

Ricardo Bianchetti disse...

Concordo com você sobre "Crepúsculo dos Deuses" e "A Malvada",uma grande disputa,porém tenho um carinho especial pela obra de Billy Wilder,tanto que ela ocupa o topo da minha lista de favoritos
"Apocalypse Now" e "Taxi Driver" sairem de mãos abanando foi terrível,mas também ignorarem todas as obras de Kubrick é quase sem perdão,se não me engano,os únicos Oscarque um filme dele recebeu foi o de efeitos especias por "2001: Uma Odisséia no Espaço" e 4 Oscar para "Sparatacus",mas nenhum de melhor diretor

Unknown disse...

Sangue Negro não leva ne mque a vaca tussa, e olhe que torço por ele. Todos os Sindicatos premiaram o filme dos Coen, os membros dos sindicatos são os da Academia.
Vai dar Onde os Fracos Não Têm Vez, não é uma questão de padrões, mas de consenso.

Unknown disse...

Só faltaram as vitórias de Trash sobre filmes como Munique, Borkebakc Mountain, Match Point e O Jardineiro Fiel; a de Uma Mente Brilhante sobre Moulin Rouge e a de O Retorno do Rei, que foi premiado para consolar as esnobadas aos dois primeiros filmes, sobre Sobre Meninos e Lobos.