quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Crítica - Alpha Dog


Título Original: Alpha Dog
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2007
Site Oficial: www.alphadogmovie.com
Estúdio: Sidney Kimmel Entertainment / Alpha Dog LLC / VIP 2 Medienfonds / A-Mark Entertainment
Distribuição: Universal Pictures / Imagem Filmes
Direção: Nick Cassavetes
Roteiro: Nick Cassavetes
Produção: Sidney Kimmel e Chuck Pacheco
Música: Aaron Zigman
Fotografia: Robert Fraisse
Desenho de Produção: Dominic Watkins
Direção de Arte: Alan Petherick
Figurino: Sara Jane e Sarah Jane Slotnick
Edição: Alan Heim
Elenco: Bruce Willis (Sonny Truelove), Emile Hirsch (Johnny Truelove), Fernando Vargas (Tiko "TKO" Martinez), Vincent Kartheiser (Pick Giamo), Justin Timberlake (Frankie Ballenbacher), Shawn Hatosy (Elvis Schmidt), Heather Wahlquist (Wanda Haynes), Alex Solowitz (Bobby), Alec Vigil (P.J. Truelove), Harry Dean Stanton (Cosmo Gadabeeti), Frank Cassavetes (Adrian Jones), Ben Foster (Jake Mazursky), David Thornton (Butch Mazursky), Anton Yelchin (Zack Mazursky), Sharon Stone (Olivia Mazursky), Olivia Wilde (Angela Holden), Paul Johansson (Peter Johansson), Nancy De Mayo (Dale Dierker), Alexandra Cassavetes (Joanna Kirschner), Chuck Pacheco (Chuck Mota), Frank Peluso (Gay "Lumpy" Yeager), Greg Kean (De Rosa), Dominique Swain (Susan Hartunian), Chris Marquette (Keith Stratten), Alex Kingston (Tiffany Hartunian), Amanda Seyfried (Julie Beckley), Charity Shea (Sabrina Pope), Bobby Cooper (Bob Nolder), Alan Thicken (Douglas Holden), Janet Jones (Elaine Holden), Lukas Haas (Buzz Fecske), Adrianna Belan (Leigh Fecske), Holt McCallany (Detetive Tom Finnegan) e Matthew Barry (Entrevistador).


Sinopse: Johnny Truelove (Emile Hirsch) é um traficante de drogas de 2ª categoria em uma região confortável em San Gabriel Valley, em Los Angeles. Johnny e seus amigos vivem isolados em uma vida suburbana e, com muito tempo livre, levam a vida em busca de festas e emoções fortes. Quando Jake Mazursky (Ben Foster) não consegue o dinheiro que deve a Johnny, ele decide sequestrar Zack (Anton Yelchin), o irmão mais novo de Jake. Rumo a Palm Springs, Johnny e sua gangue decidem manter Zack como garantia e passam a levá-lo para festas, deixando-o sob responsabilidade de Frankie Ballenbacher (Justin Timberlake). Logo Zack passa a viver uma fantasia de verão, já que está afastado dos pais e rodeado de bebidas, garotas e novas experiências. Ao mesmo tempo ele se torna um companheiro de Johnny e sua gangue, que deixam de vê-lo como um refém.



Alpha Dog - Trailer
Alpha Dog - Trailer2


Crítica:


O Cinema já nos ofereceu vários estudos sobre a futilidade juvenil ao longo de sua existência. Como exemplo prático disso pode-se citar “Laranja Mecânica” (na verdade, a futilidade juvenil é apenas uma das várias críticas sociais que o longa de “Kubrick” realiza), “Juventude Transviada” (outro longa bastante relevante onde a futilidade juvenil é apenas um pequeno ingrediente do interessante pacote completo) “Trainspotting – Sem Limites”, “Cova Rasa”, entre muitos outros, incluindo este “Alpha Dog” que é um dos menos originais dentre todos do gênero, mas inexplicavelmente, se revela um ótimo e indispensável filme. A estória parte de uma premissa bastante interessante que fôra inspirada em fatos reais, onde um garoto de 15 anos é seqüestrado por um grupo de jovens traficantes que almejam utilizá-lo como uma espécie de garantia para que seu irmão mais velho pague uma dívida que possui com eles. Contudo, tal seqüestro não é levado a sério pelos delinqüentes, que passam a ter uma relação bastante intima com a vítima e é justamente aí que reside a maior parte dos problemas com o longa: a maneira desnecessária com que o mesmo explora tal relação e acaba deixando de lado a abordagem que havia prometido realizar no início do filme, sobre os males que as drogas trazem às vidas dos jovens. Por outro lado, o roteiro se mostra bastante eficiente quando opta por retratar o estilo de vida fútil que estes jovens levam, mas não tem como negar que, ao fazer isso de maneira desnecessariamente exagerada, o mesmo acaba, inescapavelmente, tornando o longa igualmente fútil. Enquanto o filme se alterna entre realizar críticas a este determinado grupo social, retratar de maneira desnecessária o relacionamento entre delinqüentes e vítima e se perder em meio à futilidade que almeja criticar, o mesmo surpreende com um acontecimento ocorrido no intróito de seu terceiro ato e nos mostra que a futilidade exibida nos dois primeiros atos era proposital, pois visava mostrar o quanto as drogas, à primeira vista, são “cool”, mas que com o passar do tempo se tornam verdadeiras semeadoras de desarmonia e destruição pessoal e familiar.


Avaliação Final: 8,0 na escala de 10,0.


____________________________________________________________________

3 comentários:

Víquetor disse...

goostei do "um ótimo e indispensável filme". Porém , você foi meio contraditório ao dizer que o filme é eficiente em demonstrar as mazelas das dogras e como elas tornam seus usuários fúteis, e portanto tornando o filmé também fútil.

Daniel Esteves de Barros disse...

Víctor, em primeiro lugar, seja bem vindo a este blog. muitíssimo obrigado pela visita e apareça para comentar sempre que almejar.
O que quis dizer com esta afirmação foi que o filme ganha ponto quando aborda a futilidade dos usuários e traficantes da alta casta da sociedade de Los Angeles, mas perde ponto por se focar demais nestas cenas, tornando-se igualmente fútil. Vide a cena da pscina, onde o seqüestrado começa a procurar pelas garotas. Poderiam substituir cenas deste tipo por seqüências iguais as de "Trainspotting", como aquela onde o usuário, sob efeito total de ópio, mergulha em um vaso cheio de fezes e, alienadamente, crê que está em uma lágoa de aguas cristalinas e límpidas.

Em suma, é um filme que retrata a futilidade em que os usuários vivem, mas muitas vezes o faz de maneira superflua tornando-se fútil.
De qualquer forma é um ótimo filme e vale a pena ser conferido.

Daniel Esteves de Barros disse...

Víctor, levei em conta o seu comentário e decidi corrigir o erro de coesão que havia cometido, portanto, antes encontrava-se assim:

"Por outro lado, o roteiro se mostra bastante eficiente quando opta por retratar o estilo de vida fútil que estes jovens levam, mas não tem como negar que, ao fazer isso, o mesmo acaba, inescapavelmente, tornando o longa igualmente fútil."

E agora encontra-se assim:

"Por outro lado, o roteiro se mostra bastante eficiente quando opta por retratar o estilo de vida fútil que estes jovens levam, mas não tem como negar que, ao fazer isso de maneira desnecessariamente exagerada, o mesmo acaba, inescapavelmente, tornando o longa igualmente fútil."

O que umas palavrinhas a mais ou a menos não fazem, hein?
Enfim, muitíssimo obrigado pela sugestão e sempre que puder sugerir algo a fim de melhorar o conteúdo de meus textos, peço por gentileza que o faça, se for possível, é claro!