sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Melhores filmes da década de 2.000 - Episode II - The Empire Strikes Back

Cada cabeça uma sentença. Tem aquele que diz que a primeira década deste novo século (e novo milênio também) teve o seu fim às 00h00min00seg de 1º de janeiro de 2010 (encaixo-me neste grupo). Tem o outro que vem e fala que a década só termina às 00h00min00seg de amanhã. Tem também o ciclano que não tá nem aí pra porcaria nenhuma, mas esse não vem ao caso no momento.


A parada (linguagem de mano... eca!) é que, termine a década quando terminar, no início de 2010 publiquei a seguinte lista.


Pois é, pensando por esse lado, informo à galerinha do segundo grupo citado acima que, se continuam insistindo que a década realmente termina após o profético (profético? Sim, eu não tinha nada melhor para dizer) dia de hoje, considerem a lista linkada no parágrafo acima e somem os filmes abaixo:


* Tropa de Elite 2 - Aos que acreditavam que o filme de estréia já havia atirado balas certeiras para tudo o que é lado, em 2010 surgiu esta continuação infinitamente mais madura, e ainda mais perfeita, que foca mais no lado político da coisa e dispara uma bala de rifle automático com mira laser.


* A Origem - Creio que "A Origem" tenha lá as suas falhas, mas a produção merece muitíssimo destaque por mostrar-se deliciosamente vanguardista em muitos aspectos como: roteiro, direção e, é claro, montagem.


* Scott Pilgrim Contra o Mundo - Também acho que "Scott Pilgrim..." tenha lá as suas falhas. Por outro lado, também acho que a produção merece destaque por mostrar-se deliciosamente (ainda que nem tanto) vanguardista, principalmente no que diz respeito à sua montagem. Possivelmente, influenciará no jeito de se fazer filmes teen nerdísticos daqui para a frente. Ou não.


* A Rede Social - Outra produção com as suas falhas, mas que merece destaque por ser o espelho da geração interneteira nerdística pseudo-exibicionista.


* Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 - Início (ou seria meio?) do fim da franquia mais rentável da década. Eficientíssimo como Cinema, provando que, cada vez mais, o dito Cinema-pipoca valoriza a linguagem cinematográfica. Ou não.


* Toy Story 3 - Esse eu ainda nem assisti, mas vale citar por completar a trilogia que, definitivamente, mudou absolutamente todos os conceitos gráficos de animação.


* Nossa Vida - Elio Germano não é o novo Robert DeNiro, mas constrói seu personagem com um vigor parecidíssimo com o do eterno "Touro Indomável" (embora ambos os atores tenham estilos diferentes).


* As Melhores Coisas do Mundo - Filme brasileiro menor e com uma visão longe das periferias, "As Melhores Coisas do Mundo" investe em um drama teen que reinventa os clichês do gênero e revela-se deliciosamente tocante, mas sem jamais mostra-se piegas.


Bom, é isso. Modifiquei um pouco muitíssimo a proposta da primeira lista, mas, no geral, acabei selecionando alguns dos que julgo ser os melhores filmes de 2010 - e, consequentemente, da década - e alguns outros que, apesar de não considerar necessariamente obras fílmicas excepcionais, aposto na possibilidade de suas respectivas propostas influenciarem em produções a serem lançadas futuramente. Ou não.

Nenhum comentário: