sábado, 24 de maio de 2008

Crítica - Os Caçadores da Arca Perdida

Ao contrário da grande maioria dos cinéfilos, nunca fui um grande fã da série “Indiana Jones”, nem mesmo durante a minha infância (e olhe que nasci nos anos 80), e mesmo tendo a assistido inúmeras vezes (mais por influência de meu pai do que por vontade própria), jamais consegui me apegar completamente a mesma. Séries como “Guerra Nas Estrelas”, “Superman”, “Batman” (pois é, nunca fui muito fã de HQs, mas em minha infância adorava os filmes destes dois super-heróis em especial) e, principalmente, “007 e “De Volta Para o Futuro” (o terceiro e último episódio desta saga foi o meu filme predileto até eu completar 12 anos em 1.995). Contudo, ao perceber que, como cinéfilo, tinha a obrigação de conferir o quanto antes o quarto episódio da série (“Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”) que acaba de ser lançado nos principais cinemas nacionais, decidi conferir todos os outros três episódios da saga antes de assistir a este mais recente. Ontem, ao conferir o primeiro episódio da saga (“Os Caçadores da Arca Perdida”) pela quarta vez em minha vida, confesso ter tido uma melhor impressão do mesmo do que a que tive quando conferi o mesmo pela terceira vez, há mais de 12 anos atrás, mas ainda assim, continuo achando o longa superestimado, apesar de ótimo.



Ficha Técnica:
Título Original: Raiders Of The Lost Ark
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1981
Site Oficial: www.indianajones.com
Estúdio: Paramount Pictures / Lucasfilm Ltd.
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Lawrence Kasdan, baseado em estória de George Lucas e Philip Kaufman
Produção: Frank Marshall
Música: John Williams
Direção de Fotografia: Douglas Slocombe
Desenho de Produção: Norman Reynolds
Direção de Arte: Leslie Dilley
Figurino: Deborah Nadoolman
Edição: Michael Kahn
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic
Elenco: Harrison Ford (Indiana Jones), Karen Allen (Marion Ravenwood), Paul Freeman (Rene Belloq), Ronald Lacey (Toht), John Rhys-Davies (Sallah), Alfred Molina (Sapito), Denholm Elliott (Marcus Brody), Wolf Kahler (Dietrich), Don Fellows (Coronel Musgrove), William Hootkins (Major Eaton), Fred Sorenson (Jock) e Anthony Higgins.


Sinopse: Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras conteria "Os Dez Mandamentos" que Moisés trouxe do Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.


Raiders of the Lost Ark – Trailer


Crítica:


Conforme mencionei na pré-crítica (apenas para frisar, “pré-crítica” é o texto que escrevo no topo de cada artigo que posto, neste caso, por exemplo, a “pré-crítica” está bem acima da figura em que ilustra Jones brigando com o calvo soldado nazista) deste filme, nunca fui um grande fã da série “Indiana Jones”, nem mesmo durante a minha infância. O motivo? Antes de assisti-lo novamente ontem a noite achava difícil dizer, havia algo nos filmes protagonizados por Indiana Jones que simplesmente não me cativavam tanto quanto cativavam os demais fãs.


Quando decidi assistir a toda trilogia pela quarta vez em minha vida, após mais de 12 anos sem conferir nem ao menos uma única cena da mesma, confesso não ter guardado muito entusiasmo para a sessão e com o término da mesma ontem à noite, cheguei à conclusão de que essa minha falta de entusiasmo não era à toa: Indiana Jones, definitivamente, não me cativa de modo algum, mas não há como negar que, ao menos este primeiro episódio, é um ótimo exemplar do Cinema-pipoca.


Durante os seus 115 minutos de projeção, percebi que havia sido introduzido a uma estória interessante, dinâmica, com ótimas seqüências de aventura/ação, reviravoltas convenientemente bem-vindas e uma agradável dose de bom humor, mas mesmo assim senti que faltava algo para considerar este longa uma obra-prima. Conforme havia previamente mencionado, em minha infância não sabia dizer o que realmente me fazia falta neste filme, mas agora posso fazê-lo com muito mais segurança e sem medo de errar: o maior problema com a saga “Indiana Jones” é o próprio Indiana Jones.


Não, em momento algum disse que o personagem é desinteressante ou que a atuação de Harrison Ford atrapalha o desenvolvimento do protagonista, muito pelo contrário, Ford emprega ao personagem uma expressividade e um carisma fora do comum, apesar de sua voz ser mono tônica demais durante certos momentos da película onde precisaria se empregar outros tons de voz (como, por exemplo, a seqüência em que ele comenta com um amigo que uma pessoa a qual estimava muito (cujo nome não revelarei por razões óbvias) havia morrido, cena esta onde o ator deveria ter empregado um tom de voz bem mais melancólico e depressivo do que o que fôra por ele empregado). O que almejei dizer com tal afirmação é que o roteiro nos apresenta ao personagem de uma maneira muito brusca (assim como a grande maioria dos filmes de Spielberg o fazem).


O longa mal tem início e já vemos Jones em ação, no entanto, nada sabemos de seu passado, nada sabemos dos motivos pelo qual escolheu aquele estilo de vida, nada sabemos do cidadão Indy Jones Jr. A única coisa que sabemos é que estamos diante de um pacato professor de arqueologia (infelizmente, este lado “pacato” do protagonista é explorado de maneira deveras supérflua pelo roteiro) que põe seus conhecimentos em prática quando necessário (e cá entre nós, como o roteiro explica o fato de um professor universitário poder ausentar-se das aulas durante tanto tempo enquanto mergulha de cabeça em uma aventura cujo prazo de duração é indefinido?).


Mas mesmo contando com um protagonista que deveria ter sido desenvolvido com muito mais carinho pelo roteiro, “Os Caçadores da Arca Perdida” acaba se revelando um excelente passatempo, sua trilha-sonora é fantástica e a edição é extremamente competente, conferindo muito ritmo a um filme que, como poucos, se mostra capaz de segurar o espectador do início ao fim, sem aborrecer o mesmo.


Avaliação Final: 8,0 na escala de 10,0.


______________________________________________________________________

Nenhum comentário: