segunda-feira, 26 de maio de 2008

Crítica - Indiana Jones e o Templo da Perdição


Ficha Técnica:
Título Original: Indiana Jones and the Temple of Doom
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1984
Estúdio: Paramount Pictures / Lucasfilm Ltd.
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Willard Huyck e Gloria Katz, baseado em estória de George Lucas
Produção: Robert Watts
Música: John Williams
Direção de Fotografia: Douglas Slocombe
Desenho de Produção: Elliot Scott
Direção de Arte: Roger Cain
Figurino: Anthony Powell
Edição: Michael Kahn
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic
Elenco: Harrison Ford (Indiana Jones), Kate Capshaw (Willie Scott), Amrish Puri (Mola Ram), Roshan Seth (Chattar Lal), Philip Stone (Capitão Blumburtt), Roy Chiao (Lao Che), David Yip (Wu Han), Ric Young (Kao Kan), Chua Kah Joo (Chen), Philip Tan (Chefe Henchman), Dan Aykroyd (Weber), Steven Spielberg (Turista no aeroporto) e Jonathan Ke Quan.


Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) tem agora que resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro, para libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.


Indiana Jones and the Temple of Doom – Trailer


Crítica:


Se o maior defeito do primeiro episódio da saga (“Os Caçadores da Arca Perdida”) residia no modo cru como Indiana Jones era desenvolvido, neste segundo episódio o roteiro parece ter tido um pouco mais de cuidado ao abordar o protagonista. Não que Jones seja desenvolvido brilhantemente aqui, mas ao menos notamos algumas características deste que não era capaz de serem notadas no episódio anterior, tal como: o charme do protagonista, demonstrado logo no início da película.


O bom humor de Jones também é muito bem trabalhado neste “O Templo da Perdição”. Desta vez, boa parte das piadas vindas do maior herói do Cinema da década de 80 parecem ter sido desenvolvidas de maneira bem mais sarcástica que no longa anterior. Contudo, se por um lado as piadas e gags protagonizadas pelo personagem de Ford são impecáveis, a personagem de Capshaw (Willie Scott) não convence nem um pouco quando é utilizada pelo roteiro como alívio cômico.


Aliás, a personagem de Capshaw não convence nem um pouco quando é utilizada pelo roteiro a fim de desempenhar qualquer função que seja. Além de completamente desnecessária à trama (salvo, é claro, formar um inútil e formulaíco par romântico com Indiana Jones), Willie Scott se revela uma personagem fútil, irritante e sem propósito (já que ela atrapalha muito mais do que ajuda) e os roteiristas Willard Huyck e Gloria Katz nos fariam um grande favor caso tivessem deixado a mesma de fora da trama.


Infelizmente os defeitos do longa não se resumem apenas ao par romântico do protagonista. A trama em si, também não é das melhores (tampouco das piores, diga-se) e é justamente aí que está o maior erro do roteiro. Diferentemente do episódio anterior que se baseara em um tema bíblico com o intuito de nos oferecer uma estória bem interessante (apesar de estar longe de ser perfeita, como muitos alegam ser), este “O Templo da Perdição” apresenta uma trama absurda de feitiçaria. Não bastasse ser absurda, a mesma é pouco complexa, dando a entender que o argumento do filme não demorou muito tempo para ser desenvolvido. E as reviravoltas? Sim, elas existem, mas estão bem longe de serem tão inteligentes quanto as do episódio anterior.


Há algo, porém, que se mostra capaz de tornar este “O Templo da Perdição” um filme tão interessante quanto “Os Caçadores da Arca Perdida”: as seqüências de aventura/ação do mesmo. Apesar de não possuírem a mesma dinâmica que no antecessor (eram mais bem distribuídas), as cenas de aventura deste longa parecem ter sido montadas com mais cuidado para que proporcionassem mais tensão ao espectador, superando até mesmo a clássica cena do caminhão do longa anterior. Como não roer as unhas de tensão com cenas como a do labirinto secreto que, posteriormente, remete os heróis do longa aos vilões do mesmo, a confusão armada no restaurante logo no intróito da película, a seqüência da ponte no final do filme (esta uma das mais hilárias de toda a saga) e, principalmente, a alucinante perseguição realizada em vários vagões sob os trilhos de uma mina?


Alternando entre altos e baixos, o saldo final deste “O Templo da Perdição” acaba sendo positivo e, apesar de não poder ser equiparado ao filme que lhe deu origem, não fica muito atrás daquele.


Avaliação Final: 7,5 na escala de 10,0.


______________________________________________________________________

Nenhum comentário: