terça-feira, 14 de abril de 2009

Rocco e Seus Irmãos - ***** de *****

Vendo aqui a resenha de Daniel sobre tal filme,venho atribuir a esse gigante do cinema uma segunda opinião,dessa que,não somente é meu Visconti favorito,como também é um gigante entre os filmes que já vi na vida.

Um pequeno texto que havia escrito em maio/2008,quando vi o filme:

Rocco e Seus Irmãos (1960,de Luchino Visconti)

Visconti agora foi elevado ao nível gênio,terceira obra dele que vejo e uma sempre melhor que as outras, esqueça 'O Leopardo' a obra-prima dele é esta:

A jornada de uma família que era feliz e não sabia e ficou infeliz sabendo disso.Visconti crítica a hipócrisia em família,que tenta colocar belos porta-retratos paea tamparem as rachaduras de sua parede,e as rachaduras desse filme aparecem de forma claraOs cinco irmãos que vão aos poucos tomando destinos diferentes,mas a ação de cada um ainda influência na reação do outro e é claro da figura materna que eles tentam proteger.Inveja,saudades,amor...todos os sentimentos que os envolve,eles se amam ou tentam se amar,junto a isso,Visconti ainda traça o perfil indivudaul de cada um e coloca caracteristicas bem particulares para eles.As coisas só se agrava quando Rocco se apaixona por Nádia,a ex-ficante de seu irmão mais velho Simone,era o que precisava para a família se abalar de vezCenas marcantes estão presentes nessa obra-prima,alguymas mostrando a verdadeira felicidade escondida por trás de uma fantasia infeliz,que é logo no início na seqüência que neva e eles proucuram emprego,cenas fortes como o estupro de Nádia,a briga de rua entre Rocco e Simone e o assassinato.
Milão é fria,assim como as relções em família pouco-a-pouco se transformam.

Simone entra para a lista dos personagens mais desprezíveis que o cinema já pôde fazer,e fica lá,bem ao lado de figuras como Johnny Friendy,Charle Foster Kane,Fred C. Dobbs,enfermeira Ratched ou Mr. Potter.

2 comentários:

Daniel Esteves de Barros disse...

Eis que surge o meu co-editor, some por algum tempo, mas quando volta, volta com tudo hehehehe.
Parabéns Ricardo, gostei das "sacadas" filosóficas sobre hipocrisia familiar que você citou no texto, apesar que, particularmente, o que mais me atraiu no filme foi, de fato, o explosivo triângulo amoroso formado entre Rocco-Nadia-Simone.
Muito obrigado pela participação, e continue sempre, que possível, publicando suas resenhas

Ricardo Bianchetti disse...

É que meu tempo ta bem curto,mas sempre que posso venho aqui.Feliz de ter gostado,Rocco e Seus Irmãos é um filme que preciso ver uma segunda vez