domingo, 25 de setembro de 2011

Da série-que-não-é-bem-uma-série: "caras que fizeram os caras do Nirvana fazer o que fizeram há exatamente um ano e um dia"

Por Daniel Esteves de Barros.


Bom, "Nevermind" vinte aninhos, lindão, maravilha, passou da deprê pós-adolescência pra entrar na deprê pré-adultescênc... digo... pré-adulta. O bebê bonitinho da capa cresceu, virou um caboclo feio pra p*rra (assim como aconteceu comigo, com você (a não ser que você seja uma garota linda e voluptuosa... a propósito, se você for mesmo uma garota linda e voluptuosa, o número de meu celular é... enfim... foco, Daniel! Foco!) e com todo o homem), Kurt Cobain ficou milionário, famoso, casou-se com Courtney Love, foi pai de Frances Bean Cobain e meteu uma bala na própria cabeça, enquanto que Krist Novoselic virou ativista e comentarista político num jornal de certo respeito e Dave Grohl se tornou "só" o frontman de uma banda que é considerada uma das mais importantes do final dos anos '90 e da atualidade, uma tal de Foo Fighters aí... manjam (ah, e o ex-baterista Chad Channing foi... ah, sei lá o que aconteceu com ele)?

Durante os últimos dias (e até mesmo hoje, já que passei a mão no controle remoto agora há pouco, botei na MTV e lá tava o "Nevermind" sendo "homenageado" através de seu líder aloirado engatinhando pra fora do palco do malhado show no Rio, uma das piores apresentações dos caras), muito se falou do então álbum musical mais importante dos anos '90 e do que aconteceu com a moçada que tava envolvida diretamente com ele (a gente (eu nem tanto, pois tinha apenas sete anos, naquela ocasião), que tava envolvido de maneira indireta, acabou se tornando um bando de frustrados, vagabundos, melancólicos e voluntariamente losers, algo que a negada do Nirvana era antes do "Nevermind"). Justo, afinal, ontem, 24 de setembro de 2011, o álbum completou 20 anos... sendo o primeiro aniversário redondo digno e livre pra se comemorar, já que, em 2001, quando o álbum fez exatos 10 anos, a comemoração foi ofuscada um pouquinho (um pouquinho tipo, bastantinho) pelo famigerado "11 de setembro de 2001".

Enfim, tá tudo muito lindo, tá tudo muito belo, tá tudo muito certinho, mas e a galera que inspirou o Nirvana? Como fica? Quando o "Nevermind" estourou, não foi só o conjunto musical mais importante dos últimos 20 anos que estourou. Direta ou indiretamente, voluntaria ou involuntariamente, Kurt & CIA. hypearam ainda mais uma série de bandas indie dos anos '80 que, segundo os próprios caras do Nirvana, influenciaram super nas composições do "Bleach", do "Nevermind" e até mesmo do "In Utero". Tô falando da galera do Dinosaur Jr., do Sonic Youth e, principalmente, dos Pixies (Novoselic afirma até hoje que "Smells Like Teen Spirit" é mais Pixies do que Nirvana, propriamente dito), que ascenderam um pouco com o "Nevermind", atingindo proporções mainstream, e que, depois da febre toda, voltaram um pouqinho à exclusividade da música independente.

Enfim, o "Nevermind" foi merecidíssimamente coroado, mas vou aproveitar a deixa pra postar aqui uns clipes dos maiores inspiradores do Nirvana (além dos Beatles e do Velvet Underground, que inspiraram todo mundo, inclusive os próprios "caras que inspiraram os caras que inspiraram os caras que inspiraram os caras que inspiraram o Nirvana"):

Dinosaur Jr., em Sampa, na Paulista, em plena terça à tarde (!!!!!!!!) e "de grátis": 

 

Dinosaur Jr., no Reading Festival (sim, palco do "eleito melhor show da carreira do Nirvana"): 

 

Pixies - "Here Comes Your Man", lá no Eurockeenes Festival, em Belfort, França:

* Uma das músicas mais hypeadas (se não "a mais hypeada") desta vibe pós-new-wave-pré-grunge, composta pelos maiores inspiradores de Kurt Cobain:

 

Pra dar aquela contrastada esperta com o vídeo acima, "Here Comes Your Man" numa época em que o sucesso dos caras era consideravelmente menor (apesar dos gritos da plateia, que geralmente era formada por um público bem mais alternativo) do que na cola do "Nevermind": 

 

O Sonic Youth, então, nem se fala. Na estrada desde 1981, só foram chamar a atenção da mídia pra valer no começo dos anos 1990, com a clássica "100%" (considerada, por muitos (ou seria só por alguns?), o hino do indie-rock), embalada... adivinhem... pelo sucesso do "Nevermind".

Vamos fazer a distinção da recepção dos caras (e da, ainda guria, Kim) com um vídeo de 1983 (ano em que eu nasci, por sinal) e outro dos tempos do "Nevermind":

Poiters, França, em 1983 (show em um espaço que abrigaria muito bem um circo de quinta categoria):

 

9 anos depois, em pleno Central Park lotado, com direito a alguns gritinhos de histeria, nego dando mosh, Moore literalmente destruindo a guitarra e recebendo aplausos da galera, ao invés de algo mais usual como: "Que é que esse babaca quer pagar pau pro Jimmy Hendrix?", e Kim Gordon já loiraça e gostosa, e tudo mais: 



Fazendo a mesma brincadeira com o Dinosaur Jr., dá uma sacada no espaço apertadérrimo do show dos caras durante o final dos anos '80...

...e no espaço arranjado pela MTV, num show produzido pela mesma emissora, algo que seria raro (pra não dizer humanamente impossível) de se acontecer na era pré-"Nevermind":


Agora dá uma sacada aí embaixo, bem no auge da fama do "Nevermind", toda essa galera tocando rock alternativo no Letterman, pr'alguns milhões de espectadores... e naquela época o Letterman não tocava qualquer hypezinho recém-criado na Inglaterra (sim, tô falando do ótimo Vaccines), não.

Vídeo de época (da época que Letterman e J. Mascis - frontman do Dinosaur - não tinham cabelo branco), a clássica indie "The Wagon" sendo reproduzida no programa noturno estadunidense: 

 

Tem também os Pixies que, dos três, foi sempre o "menos nem-tão-famoso-assim" na era pré-Nirvana. Depois do Nirvana, então, nem se fala no flerte que os caras tiveram com o mainstream

 

E, claro, o Sonic Youth, um dos mais apagados nos anos 1980 e mais glorificados pela mídia no início dos anos 1990. Aqui, o hino noventista que Cobain, Novoselic e Grohl indireta e involuntariamente (ou não) ajudaram a consagrar:



Bom, era mais ou menos isso. Queria pagar de "diferente" mais uma vez e, ao invés de ficar homenageando somente o Nirvana, como tem sido feito na última semana (por coincidência, acabei de ligar a TV e botar na MTV, mais uma vez, e agora estão homenageando o Sonic Youth, com o clipe de "Teenage Riot", e o Dinosaur Jr., com uma versão ao vivo de "Freak Scene", bem  na programação especial dedicada ao Nirvana... acabaram com a minha tentativa de "originalidade"), ou então ilustrar o que mudou na música depois do "Nevermind", preferi mostrar os grupos que colaboraram musicalmente com o segundo álbum oficial da galera mais famosa de Seattle e ressaltar o fato de o disco aniversariante ter retribuído o favor, colocando esse pessoal que, sim, já era muito conhecido no meio alternativo, mas que, até então, mantinha total distância do mainstream e da mídia, de uma forma geral.

Abaixo, dois presentes pra quem aguentou ler isso aqui até o final: show completo dos Pixies, no SWU do ano passado, e do Sonic Youth, em Paris, e que vai botar pra ferver (assim espero) a coisa no SWU deste ano.
Sonic Youth, no Rock em Scéine Festival, em Paris, 27 de agosto de 2004:


Pixies, na primeira edição do Starts With You (vulgo, SWU 2010), em Itu, 11 de outubro de 2010: